Criação de site e SEO – Trader Brasil

Logo Trader BrasilFoi em junho de 2009 que o pessoal da Trader Brasil me contratou para redesenhar e otimizar o site deles.

O prazo de execução foi de um mês e meio.

Eles queriam um site redesenhado com cara de Iphone, e o dono queria guardar basicamente a mesma Arquitetura da Informação que tinha no antigo.

Muito conteúdo pouco arejado, a meu ver poluído, mas eles queriam desse jeito.

Queriam também que eu fizesse SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para motores de busca). E combinamos de focar em algumas palavras chave do negócio.

Dentre elas a marca claro: TRADER BRASIL
Mas também “cursos de trader”, “curso de investidor“, “cursos para investidores”, etc.

Recriei o site a partir do 0, levando em conta as boas práticas de Web Design para SEO.

Site Trader BrasilAs minhas diferentes tarefas nesse projeto foram:

  • Design; criei quase todos os elementos no Photoshop
  • Front End; montei toda a interface em HTML e CSS
  • SEO; otimizado para motores de busca
  • Links Patrocinados; Ajudei na otimização da campanha

O resultado desse trabalho foi bem legal.

 

 

Resultados do Google para Trader Brasil

Trader Brasil Resultado Google 21102012

Conseguimos a primeira página também nos outros termos (em 10/2012):

  • 1° posição: trader brasil, cursos de trader
  • 2° posição: curso de trader
  • 3° posição: cursos para investidores
  • 4° posição: cursos de investidor
  • 5° posição: certificação financeira

Isso num mercado e em termos onde a competição é altamente acirrada.


A parte front-end do SEO, sempre será um pilar essencial de qualquer estratégia mais ampla de SEO, de Inbound ou Marketing Digital. Na Internet como no mundo real, quase todos os negócios precisam focar no médio-longo prazo para atingir resultados interessantes.

As campanhas de Links Patrocinados estão aqui para focar no curto prazo do projeto. Porém a verba empregada pode ser consideravelmente reduzida uma vez efetuado um bom trabalho de SEO.

Os resultados em Marketing de Busca demoram alguns meses para aparecerem. Mas do mesmo jeito que eles demoram para aparecer, eles demoram para sumir.

Lembrando que os esforços de otimização precisam ser constantes, porque existem muitos parâmetros para melhorar a experiência do usuário como a indexação via robôs de busca e o resultado sempre pode ser melhorado.

Curso de Trader Resultado Google 21102012

História para pensar…

Me adicione ao Google+ e siga-me no Twitter @EricApesteguy