Relatórios e segmentos para SEO no Google Analytics

Relatórios de SEO no GAO Justin Cutroni, Analytics Advocate ou “Defensor do Analytics” no Google, disponibilizou no site dele em agosto de 2012 uma lista de relatórios personalizados e segmentos avançados para SEO no Google Analytics.

Você pode baixá-los e instalá-los de forma automática a partir dos links inseridos no artigo dele. Verifique que você esteja conectado a sua conta de Google Analytics previamente.

Segue uma descrição e explicação em português sobre diversos relatórios personalizados e segmentos avançados lá disponíveis;

Relatórios Personalizados

General SEO report (Relatório geral de SEO)

Relatório customizado com várias abas:

  • “Organic Traffic Sources” (Fontes de Tráfego Orgânico) a respeito dos mecanismos de buscas
  • “Organic Keywords” (Palavras Orgânicas) com dados sobre as palavras
  • “Organic Landing Pages & Keywords” (Palavras e Páginas de Destino Orgânicas) com duas dimensões “Página de destino” e “Palavra-chave” mostrando quais páginas receberam tráfego de quais palavras

(not provided) Analysis (Análise do “not provided”)

Já sabemos que o Google bloqueia os dados de palavras chave dos usuários logados e isso não vai mudar. Esse relatório possui métricas que permitem ter um melhor discernimento sobre quais páginas de destino estão levando o maior tráfego desses usuários e o comportamento deles nessas páginas.

Non-Branded Keyword Performance (Desempenho de Palavras Sem Marca)

A parte principal do SEO é de focar nas palavras genéricas e específicas do negócio. Esse relatório utilize um filtro simples para excluir os termos de busca levando a(s) sua(s) marca(s). Também possui um filtro para excluir a palavra (not provided).

Referring Pages Report (Relatório de tráfego de referência)

Esse relatório é composto por duas dimensões que são a origem e o caminho de referência. Ele pode ser muito útil para desenvolver um trabalho de Link Building. Ele permite saber que sites estão lhe enviando tráfego e que páginas do seu site estão recebendo esse tráfego. A vantagem com esse relatório é de poder enxergar facilmente se você está recebendo tráfego valioso a partir de links. Ajuda também a procurar oportunidades de parceria com sites terceiros.

Segmentos avançados customizados (com expressões regulares)

Segmentos Personalizados Google Analytics para SEONon-Branded Traffic (Tráfego Sem Marca)

Este segmento cria uma visão clara de quais são os termos de pesquisa genéricos e específicos (palavras e expressões chave) que levaram os usuários até seu site. Isso limpando os termos de marca através de filtros.

(not provided) Traffic (Tráfego do “not provided”)

Esse segmento é especialmente útil quando você aplicá-lo juntamente com outro segmento avançado. Você pode facilmente comparar o comportamento das pessoas logadas as outras que chegaram pela busca orgânica.

Multi-Word Organic Data (Dados Orgânicos Multi-Palavras)

Segmentar seus dados com base no número de palavras-chave pesquisadas pode ser de grande ajuda.

Os usuários estão usando um monte de termos na busca. A medida que as pessoas vão se acostumando com os motores de busca, cada vez mais eles entendem que podem ser mais descritivo na procura para obter o resultado desejado rapidamente. Ele disponibiliza três segmentos avançados: uma palavra (head keyword), duas palavras (midtail) e três palavras (longtail).

O Justin Cutroni, nesse artigo, comenta também sobre outros relatórios úteis, assim como sobre customizar alertas e dá uma dica de modificação no código do GA para adicionar novos motores de busca que o Google Analytics já não conheceria.

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