A relação entre SEO e Inbound Marketing

Eu assisti Distilled LinkLove neste ano, e até o final do dia, Will Critchlow anunciou que na verdade seria a última LinkLove – não porque os links estão mortos, mas porque as coisas que fazemos devem valer mais do que um link.

Cada vez mais, ele acrescentou, LinkLove é mais como “Amor Social e de Conteúdo”, porque isso é o que estamos fazendo.

SEO é agora parte do ecossistema crescente de marketing on-line de Inbound Marketing. Táticas de Inbound Marketing incluem:

  • Marketing de conteúdo através de blogs, vídeos, notícias e redação
  • Marketing de mecanismo de busca (SEM – Search Engine Marketing) por meio de canais orgânicos incluindo a busca local, móvel e vertical
  • Marketing de mídia social em plataformas como o Facebook, Twitter, Google+ e em fóruns
  • Envolvimento na comunidade, serviço de divulgação e atendimento ao cliente
  • Construção de vínculos e referências externas de tráfego não-sociais
  • Marketing da marca para capitalizar sobre o tráfego direto e pesquisa de marca, incluindo notícias e RP
  • E-mail marketing
  • Otimização de taxa de conversão
  • A experiência do usuário através do design e melhorias de interface, e velocidade das páginas
  • Retenção de clientes e gerenciamento de ciclo de vida
  • Um barco carregado de outras atividades

No entanto, existem poucas empresas que têm uma pessoa ao ‘ponto de bala’.

Afinal, você não pode criar links sem conteúdo para apontá-los. Você não pode se envolver com uma comunidade sem construir com marketing de mídia social. Coisas como a velocidade do site, arquitetura de informação e design de página são tão importantes para os designers e especialistas em UX, como eles são para SEOs.

Mesmo marketing da marca (brand marketing) não é mais a única competência do marketing “tradicional”, agora que os motores de busca são tão investidos em entidades e autoridades de marca como sinais de qualidade.

Quem faz Inbound Marketing?

Diferentes equipes vão ter soluções diferentes para quem faz o quê, quando se trata de Inbound Marketing. Em uma pequena empresa, a estratégia de Inbound Marketing pode cair totalmente para uma pessoa para criar e executar. Uma equipe maior pode ter posições mais especializadas em conteúdo, social, marca, etc, ou mesmo uma combinação das tarefas acima entre qualquer número de pessoas, dependendo das necessidades da empresa e dos pontos fortes da equipe.

Então onde é que SEO encaixa em tudo isso? A otimização dos mecanismos de pesquisa (SEO – Search Engine Optimization) como nós a conhecemos, está sendo absorvida nos outros trabalhos do profissional de marketing?

Ao invés de ser ameaçado por usurpação de outras disciplinas em nosso território, ou oprimido pelo volume de tarefas que vão para uma estratégia robusta de Inbound Marketing, SEOs modernos devem estar abraçando a ascensão do Inbound como uma abordagem holística, uma vez que nos permite fazer uma melhor comercialização. Os dias de se entregar um post no blog e dizer para adicionar palavras-chave estão chegando ao fim, e isso é uma coisa boa!

O que acontece quando uma empresa tem um monte de funcionários com conhecimento de SEO, mas nenhum SEO? Eu aprendi o que parecia com isso quando eu comecei no SEOmoz. Obviamente, muita gente no SEOmoz entende estratégia de SEO e por isso que é importante, mas tinham passado vários meses desde que um funcionário de SEO havia trabalhado na empresa.

O resultado? Um grande número de elementos que foram importantes para SEO tinha caído através das rachaduras ou foi deixada para segundo plano. Os produtores de conteúdos sabiam que palavras-chave são importantes, mas não sabiam qual delas usar e onde.

Novos recursos foram adicionados ao site de maneira que era ótimo para os usuários, mas criou dores de cabeça desnecessárias para os motores de busca. Mesmo que um monte de pessoas na equipe de marketing entendesse os princípios básicos de SEO, não era o trabalho de ninguém se certificar que o SEO tinha sido levado em conta, todos eles tinham seus próprios trabalhos para fazer.

Uma coisa é saber que SEO é importante – é outro para saber o que prestar atenção e procurar, especialmente se a sua competência central é em outro campo.

SEO e Inbound Marketing, uma relação complexa

Mesmo em uma empresa cuja formação interna em torno de SEO é de alto nível, ainda é vital ter alguém para ser um administrador de presença on-line do site e pesquisa desempenho.

SEOs precisam ter uma atitude de “última palavra” para garantir a que os nossos designers, criadores de conteúdo, gestores de mídias sociais, representantes de relações públicas estão trabalhando juntos em uma estratégia de motor de busca amigável que engloba todos os seus esforços.

Um SEO deve continuamente ajudar uma equipe maior de Inbound Marketing para fazer marketing melhor das seguintes maneiras:

  • Analisando os dados e as tendências das palavras-chave, e monitoramento de tráfego e links por parte de conteúdo, para ajudar o gerenciador de conteúdo a criar conteúdo convincente, rica em palavra-chave, com links nobres (linkworthy).
  • Trabalhar com a equipe de desenvolvimento para manter o site rápido, indexável, livre de erros e rastreável.
  • Construir relacionamentos com influenciadores no espaço, e aproveitando essas relações para links e compartilhamentos.
  • A sincronização com o diretor de marketing e contratos de RP para decretar, uma estratégia sólida de marca consistente, em seguida, certificando-se de que está semeada para os lugares certos para a máxima autoridade e impacto.
  • Mergulho em análise para apoiar as taxas de conversão, o compartilhamento de dados de análise de desenvolvimento de negócios, e equipes de gerenciamento de conta para ajudar a retenção de clientes de pesquisas direcionadas.
  • Colaborar com o UX e as equipes de design para certificar-se de um site que é uma bela experiência para os usuários, mas também é uma experiência útil para os motores de busca.
  • Consistentemente evangelizar SEO internamente através de educação continuada, e de ser um acérrimo defensor de melhores práticas de SEO em cada reunião – a última palavra é com você.

Ao começar a ver SEO como uma série de colaborações com colegas mais especializados, podemos criar programas de Inbound Marketing, como um esforço de equipe.

Estratégia de Marketing

Das Palavras-chave para as Sessões

Uma coisa que eu já ouvi Duane Forrester do Bing falar várias vezes recentemente é sobre a sessão de pesquisa: a ideia de que as pessoas não estão usando os motores de busca para fazer buscas simples, mas sim para fazer uma série de pesquisas ao longo de um período de tempo que pode ser qualquer uma entre vários minutos e vários dias, antes de chegar a uma decisão de que possa resultar numa conversão.

Um exemplo pode ser um usuário que começa com “destinos de lua de mel” e procura por “lua de mel praia”, “praias românticas Hawaii” e “pacotes de férias em Maui” antes de finalmente procurar em “voos baratos para Maui.”

Essa palavra-chave pode ser o único que pega a conversão, mas cada pesquisa é uma oportunidade de construir relacionamentos de marca e influenciar a compra final.

Mesmo quando os consumidores não estão ativamente à procura de coisas, eles ainda estão construindo opiniões sobre e se relacionando com marcas através da mídia social – não só através das conversas que estamos tendo, mas também através do conteúdo que consomem. As pessoas gastam uma tonelada de tempo na internet, e a maioria não é no Google.

Uma robusta estratégia de Inbound Marketing com uma grande equipe de marketing está perfeitamente posicionada para o mercado para esta nova geração de pesquisadores.

A fim de realmente começar algum próximo nível, mais do que nunca de marketing de busca orgânica, SEOs precisam estar cientes do fato de que a busca orgânica é apenas uma parte de uma experiência maior.

Para ignorar Inbound Marketing em favor de foco visão de túnel em SEO significa menos oportunidades para se envolver com os clientes (para não mencionar menos oportunidades para links, compartilhamentos e outros benefícios impressionantes de SEO).

Estamos todos juntos nessa.

Vamos chegar lá e fazer um Inbound Marketing melhor!

Artigo traduzido e adaptado do original em inglês por Ruth Burr: http://www.searchenginejournal.com/the-relationship-between-seo-and-inbound-marketing/62537/