SEO: A Prática do Link Building

link buildingVocê já ouviu falar ou leu em algum lugar que para realizar um bom trabalho de SEO basta usar meta tags, que elas fazem milagres. ERRADO!  SEO não se resume a isto, é muito além, e neste post, abordarei uma parte importante do trabalho: o link building.

Para quem nunca ouviu falar de link building, tentarei explicar, o mais resumido possível, e de uma forma simples de entender. São diversos os fatores que ajudam um site a ficar bem posicionado nos buscadores como o Google, dentre eles estão os backlinks (links de redirecionamento para o site).

Quando o seu site tem um grande número de backlinks, ajuda a aumentar o PageRank  e também outos fatores como o Domain Authority e Page Authority, consequente, o posicionamento nas páginas de busca.Deixando mais claro, o backlink é quando um terceiro site adiciona um link para o seu.

Então, quanto mais backlinks o seu site obter é melhor, mas também importa a qualidade, pois não ajuda muito ter links em sites com pouca visitação, que tenham o PR baixo e não que sejam significativos para o seu ramo de negócios. Portanto, o trabalho de link building é conseguir o máximo de backlinks em sites relevantes. Mas como fazer isto? É fácil? Não é não.

Antes de colocar a mão na massa, o site que será divulgado precisa ter uma boa arquitetura de informação, ser bem estruturado com relação às técnicas de SEO onpage, ter uma relação de palavras-chave do negócio e saber a posição do site, com relação às palavras-chave selecionadas, nos buscadores.Depois disto, é preciso avaliar quais serão as táticas empregadas.

Para ajudar no entendimento, vamos imaginar que você precisa conseguir backlinks para o site de uma loja de roupas online (este será o exemplo até o fim do artigo). O trabalho de link building pode ser feito baseando-se em sites e blogs que citam o nome da loja; sites e blogs de temas relacionados, por exemplo, que abordem moda ou que falam sobre e-commerce; cadastro em diretórios de empresas, de sites e de notícias (caso a loja virtual tenha um blog); pesquisar os sites e blogs que citam o principal concorrente, entre outros.

Mas como fazer para achar estes sites? Pode-se procurar nos buscadores, o que será uma tarefa demorada, ou utilizar softwares que fazem uma varredura na web como, por exemplo, o Link Assistant.

Após criar uma lista com os sites que citam o nome da empresa, por exemplo, é necessário visitar um por um, avaliar os posts, pensar onde poderá entrar o link do site e entrar em contato com o responsável pelo blog ou site. Aí é a hora de saber lidar com as pessoas.

É extremamente importante que você tenha em mente que o dono do site ou do blog não é obrigado, de forma alguma, a adicionar o link do site que você está divulgando, então tenha cuidado na abordagem, seja sutil, cordial e amigável.

link building é relacionamentoAinda nesta área de relacionamento, também ajuda comentar em fóruns e blogs com assuntos relacionados, pois assim, a loja virtual de roupa acaba criando uma relação com os visitantes destes sites e também com os donos, que no futuro, poderão fazer posts com link para o site gratuitamente e sem que seja preciso pedir.

Além deste trabalho, também existem os diretórios, que são bons aliados. Apesar de não terem mais o mesmo peso de outrora, ainda ajudam no link building, sem falar que gera divulgação da marca e do local divulgado.

No caso dos diretórios, procure os mais conhecidos e que tenham um bom posicionamento nas buscas, pois irão gerar melhores resultados.

Perceberam que SEO não é só meta tag? E o trabalho de link building também não se resume ao que está neste artigo. É preciso praticar e buscar sempre melhorias para não ficar na “fórmula de bolo” e criar suas próprias táticas.

  • Bruno Fernandes

    Muito boa a matéria, li do início ao fim, parabéns!

    Atualmente trabalho na área e para mim é muito importante matérias como essa para conhecimento. Obrigado!