Qwant – Funcionalidades e Qualidades que o Google não tem

Logo QwantMais de um ano após o seu lançamento, o mecanismo de pesquisa “Made in France” Qwant continua a existir e crescer.

Ele tem algumas características que o tornam uma boa alternativa ao Google Search.

Se ele não é tão preciso (porque não te rastreia) e poderoso, Qwant se diferencia com algumas funcionalidades  interessantes que valem a pena conhecer.

Modos de exibição, personalização ou respeito pela privacidade, Qwant quer oferecer uma experiência diferente de pesquisa na internet.

Vamos ver em que este motor pode fazer a diferença:

Qwant vs Google

Possibilidade de customização da sua interface de busca

Por um lado o Google escolheu uma interface apurada apresentando os resultados na forma de uma lista, algo que você não pode mudar. Por outro, Qwant prefere compilar o máximo de informações classificadas por categoria (Web, Notícias, Social, Shopping, Imagens, Vídeos) em uma única página e deixar você configurar e customizar sua forma de visualizá-las.

A Home, além da tradicional barra de pesquisa, apresenta as últimas tendências, e, uma vez processada a sua pesquisa, você pode escolher entre vários modos de exibição de resultados: Colunas, Listas ou Mosaico. Sendo que dentro de Mosaico, você ainda pode refinar sua busca em cada categoria.

Devemos também mencionar a possibilidade de criar “cadernos”. Para tal, é preciso se logar no Qwant, criando uma conta ou usando sua conta de Twitter ou Facebook.

Este conceito único corresponde a notas coletadas pelos usuários do Qwant e organizadas em cadernos em volta de uma temática. A vantagem é que eles podem ser seguidos e comentados.

Qwant - Resultado de busca Brasil-Alemanha

Indexação e exibição de resultados das mídias sociais

Uma característica especial do Qwant é o fato dele ter uma coluna específica para a mídia social nos seus resultados.

Consequentemente, se você estiver procurando por futebol enquanto seu time está jogando, o Qwant lhe retornará a lista dos últimos tweets, posts do Facebook ou do G+ sobre o assunto.

Assim você poderá seguir, comentar ou compartilhar os posts e comentários que você mais gostou. Como também entrar em contato com quem pensa como você e fazer novas amizades!

Uma funcionalidade extremamente interativa que não existe no Google Search.

Qwant - Resultado de busca Social

Respeito à privacidade e segurança do Qwant

Google recolhe a informação pessoal dos seus usuário para fins comerciais.

Coletando seus dados, ele otimiza seu sistema de publicidade Adwords, usando técnicas de remarketing (anúncios perseguem você depois de ter visitado um determinado site) como também se torna um tirano para vários tipos de mercados e negócios (todos aqueles que vivem de publicidade).

Ademais, os recentes escândalos da espionagem dos Estados Unidos contra o Brasil e outros países do mundo, estão aqui para nos lembrar que qualquer empresa sob a lei americana (Microsoft, Yahoo, Google, Facebook, PalTalk, YouTube, Skype, AOL e Apple) é obrigada a entregar os dados armazenados dos seus usuários para o governo americano se ele pedir por eles. Seja de forma passiva ou ativa.

O mecanismo de pesquisa Qwant quer oferecer uma alternativa mais segura em relação a proteção dos seus dados online. A equipe garante que não rastreia os usuários da Internet e está estudando desenvolver um serviço de mensagens seguro.

É claro que é difícil garantir uma web 100% segura, mas a iniciativa deveria seduzir quem gostaria de reduzir sua “Google dependência”.

  • Arthur

    Muito interessante. Você tem dados de uso no mercado brasileiro?

    • http://www.aotopo.com.br Eric

      Oi Arthur, ainda não.
      Mas assim que eu tiver, irei postar por aqui.

      Abraços!