Otimizar um site para potencializar um negócio não é magia, é SEO.

Eric Apesteguy

Uma consultoria de SEO é um serviço que tem como objetivo principal otimizar o posicionamento e visibilidade de um site web nos mecanismos de busca com o intuito de aumentar o tráfego, atrair mais clientes e consequentemente, conseguir mais leads e vendas.

Se trata de um serviço mensal e contínuo, com duração predefinida de no mínimo seis meses e podendo se estender muito mais dependendo do tamanho do escopo e site(s) / plataforma(s) a serem otimizados.

Idealmente, uma consultoria de SEO inclui o monitoramento e otimização constante de um site web para garantir que ele continue a se destacar nos resultados de pesquisa, diante da concorrência e atraia sempre mais tráfego qualificado.

A consultoria em SEO envolve uma auditoria e análise geral prévia do seu site, inclui a análise da estrutura e conteúdo do site, bem como a implementação de estratégias e técnicas, assim como um acompanhamento envolvendo criação, verificação e validação de tarefas (pontos de melhoria evidenciados) por parte das equipes do cliente e/ou realização e implementação de melhorias diretamente pelas nossas equipes.

Auditoria de SEO

Uma boa consultoria em otimização para mecanismos de busca deverá sempre começar por uma auditoria completa do seu site (aspectos técnicos, de conteúdo e links) e estratégica da sua empresa, mercado e público.

A auditoria de SEO é imprescindível porque fornece uma visão geral dos problemas e oportunidades do site em termos de SEO, deixando claro para a sua empresa o que está funcionando bem e o que precisa ser melhorado naquele momento. Assim, ela auxilia e influencia na tomada de decisão positivamente e permite que sejam implementadas estratégias e técnicas assertivas na consultoria de SEO.

Caso sua empresa tiver competência e maturidade o suficiente para implementar o que tem no relatório de auditoria de SEO sem nosso apoio e acompanhamento, esse serviço avulso pode ser mais indicado para sua necessidade.

E se você ainda não tem certeza se precisa de SEO, leia esse material oficial do Google a respeito.

Consultoria de SEO Estratégico

O objetivo principal do SEO é otimizar o marketing da sua empresa, do seu produto ou serviço. Isso, a través da otimização do seu site e canais digitais, é um processo de construção de marca.

Para tal, é preciso analisar e entender o marketing e dados da sua empresa de forma holística, seu mercado, seu público (personas) e sua concorrência, no intuito de desenhar uma estratégia clara e impactante.

Essa estratégia se planeja desde a escolha do nome e domínio da sua marca até a produção de cada uma das páginas do seu site. Sempre sabendo do porquê em cada etapa.

Consultoria de SEO Técnico

A parte técnica é um dos pilares do SEO e está na base da hierarquia de necessidades de qualquer estratégia de SEO de sucesso. Pois, se suas páginas e conteúdo não estão sendo indexados, ou demoram além da paciência dos usuários para abrir, seus esforços e investimentos de marketing e conteúdo estarão sendo desperdiçados.

É de extrema importância dominar e controlar aspectos técnicos como rastreamento, indexação, desempenho, acessibilidade, segurança, migrações, etc. como também especificidades e impacto de certas tecnologias como o JavaScript por exemplo.

Aspectos estruturais como arquitetura da informação, malha interna, profundidade de rastreamento e experiência do usuário precisam também ser levados em conta nessa equação.

Consultoria de Conteúdo para SEO

Para melhorar seu SEO, o conteúdo precisa ser pensado de forma estratégica, como gerenciado, otimizado e produzido com processos claros e voltados para o público que pesquisa seus produtos, serviços, notícias, etc.

Ele precisa ser pensado e gerenciado página por página e como um todo.

Por isso é imprescindível desenhar quais serão os tipos, os formatos, a taxonomia, os tópicos, as palavras-chave, etc. e pensá-lo a prova do futuro. Auditorias de conteúdo periódicas ajudam também a gerenciar melhor o todo, reajustar e otimizar de forma contínua.

Consultoria de Links e SEO

Seguindo uma sequência lógica (caso não existir problema de segurança, SPAM ou penalidades com seu site), o último aspecto a ser visto na consultoria SEO é o aspecto de links e marketing. Esse pilar pode também ser visto em paralelo aos outros, dependendo do tamanho do orçamento e cronograma elaborado de acordo com o cliente.

Nessa fase inspecionamos seu gráfico de links através de uma auditoria de backlinks e elaboramos um plano de ação para melhorá-lo, seja rejeitando links de baixa qualidade ou criando campanhas de link building e de mídias sociais para conquistar novos backlinks.

Também criamos e gerenciamos seu “Perfil da Empresa” no Google para melhorar a visibilidade da sua marca e fazê-la aparecer no mapa (Google Maps) e cuidamos dos painéis de informação e do Wikipedia caso fizer sentido.

Por fim, podemos criar uma campanha SEA ou links patrocinados (publicidade na rede de pesquisa do Google Ads) para acelerar a chegada dos resultados. Isso sempre de forma otimizada, com campanhas de performance, pensadas de forma complementar ao SEO.

Projetos relacionados

Perguntas frequentes

O que faz um especialista em SEO?

O especialista em SEO desenvolve e executa estratégias de otimização de site no intuito de melhorar sua visibilidade. Seu objetivo principal é de gerar tráfego.

Quanto tempo dura uma consultoria SEO?

Os primeiros resultados costumam aparecer entre 4 e 6 meses após o início da consultoria. Contudo, para consolidar suas posições, o SEO deve ser um esforço contínuo.

Quanto custa uma consultoria SEO?

O valor é sob medida pois varia em função do tamanho do escopo, dos seus objetivos, da competitividade do seu mercado e do nível de experiência do consultor dedicado.