Não construa links, construa relacionamentos.

Rand Fishkin

Construção de backlinks

Construção de backlinks

O Link Building, ou construção de backlinks, é uma atividade cujo objetivo é de conseguir links em outros sites apontando para o seu, isso de forma contextual e levando em conta o público-alvo alvejado.

 

O Google reconhece a utilidade dos links em uma estratégia de SEO. Eles são considerados votos editoriais quando os links são produzidos naturalmente pelos usuários, o que acaba acontecendo quando o conteúdo do site é relevante e autêntico.

Isso deve acontecer ou ser realizado de forma natural, embora seja também praticado de forma mais artificial no mercado. O objetivo do link building é, portanto, de desenvolver e criar oportunidades para obter links que apontem para o seu site.

Estratégias a evitar

Basicamente, tudo que é proibido pelo próprio Google nas suas diretrizes de qualidade, ou seja, links criados para manipular o chamado PageRank. Isso inclui tanto os links direcionando para seu site quanto aqueles do seu site apontando para terceiros.

Esquemas de links

São considerados esquemas de links e uma violação das diretrizes para webmasters do Google, coisas como:

  • Compra e venda de links

    Compra e venda de links

  • Troca de links

    Troca de links

  • Exigência contratual de links

    Exigência contratual de links

  • Campanhas com links de texto âncora otimizados

    Campanhas com links de texto âncora otimizados

  • Publieditoriais ou publicidade nativa com links pagos

    Publieditoriais ou publicidade nativa com links pagos

  • Diretórios de baixa qualidade

    Inserção de links em diretórios ou sites de bookmarking de baixa qualidade

  • Comentários em blogs ou fóruns com links de texto âncora otimizados

    Criação de comentários em blogs ou fóruns com links de texto âncora otimizados

  • Automatização de criação de links no seu site

    Automatização de criação de links no seu site

Google Pinguim

Google Pinguim

O “Google Penguin” é uma atualização do Google que visa a anular o efeito de links obtidos de forma não natural.

 

O Pinguim trabalhou para garantir que links naturais, autoritários e relevantes recompensassem os sites para os quais apontavam, enquanto aqueles com links manipuladores e de spam fossem rebaixados.

Esse algoritmo, que foi lançado em 2012, passou por várias fases até a última em 2016, quando o Google integrou o Pinguim ao algoritmo principal.

Estratégias válidas

Segundo o próprio Google: “A melhor forma de fazer com que outros sites criem links relevantes para sua página é desenvolver conteúdo exclusivo e interessante para conquistar popularidade na Internet de maneira natural”.

Essa simples frase diz muito sobre o tipo de estratégia de Link Building que fazem sentido adotar pensando no longo prazo.

Oportunidades

A primeira opção válida é de realizar uma auditoria de backlinks, menções da marca e um estudo de inteligência competitiva para:

  • Recuperar backlinks quebrados

    Identificar e recuperar backlinks quebrados

  • Pedir backlinks em menções

    Identificar e pedir backlinks em menções da marca

  • Análise de lacunas de backlinks

    Análise de lacunas de backlinks e identificação de oportunidades

Com isso em mente, o trabalho operacional de Link Building pode começar. Ele se aparenta bastante a um esforço comercial, sendo que além do aspecto técnico para identificar o mencionado acima, será preciso entrar em contato com os responsáveis dos sites onde você gostaria de consertar ou inserir um backlink.

Você pode também pesquisar os diretórios de qualidade que fazem sentido para o seu negócio (do seu ramo ou local) e cadastrar seu site por lá. Isso inclui o próprio Perfil da empresa no Google (antigo Google Meu Negócio).

Link Baiting (isca de links)

Quando realizadas de forma qualitativa, algumas técnicas baseadas em criação generosa de conteúdo relevante e com potencial de viralizar são totalmente válidas, como por exemplo:

  • Fazer Guest Posting

    Fazer guest posting em sites alinhados com o seu negócio

  • Criar infográficos

    Criar infográficos com possibilidade de inserção em sites

  • Criar conteúdo como recurso

    Criar conteúdo específico como páginas de recursos

Relacionamentos

Pelo fato do Link Building ter reputação duvidosa (causada pelo excesso de SPAM), a própria indústria de SEO tentou mudar o nome dessa prática para “Link Earning” (ganho de link). Pois uma forma de construir backlinks de forma natural é criando relacionamentos reais, através de:

  • Parcerias com clientes, fornecedores e influenciadores

    Parcerias com clientes, fornecedores e influenciadores
    (que vão além da troca de links)

  • Relações Públicas

    Relações Públicas
    (com estratégia de link building alinhada)

  • Comunicados de imprensa

    Comunicados de imprensa
    (quando realizado de maneira adequada)

  • Redes sociais

    Redes sociais
    (impacta indiretamente, através de backlinks e sinais sociais)

Infográfico

Infográfico Link Building

Link Building

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Perguntas frequentes

O que é Link Building?

O Link Building é uma técnica fundamental em SEO, que consiste em multiplicar o número de links de hipertexto, ou “backlinks” que apontam para um site, no intuito de melhorar a sua visibilidade.

O que é o texto âncora?

O texto âncora é o texto visível e clicável que os hiperlinks exibem ao vincular a outro documento ou local na web. Por padrão aparece como texto sublinhado em azul, mas cores e estilos dos links pode ser configurados por meio do HTML ou CSS.

Como saber o Page Rank?

A métrica oficial morreu em 2016 quando a “Google Toolbar” foi descontinuada, mas várias plataformas de SEO criaram suas próprias métricas de autoridade que avaliam os sites em relação aos backlinks que recebem.