Link Building e Link Bait para Jornalistas

Jornalismo e SEOQuinta parte do capítulo “SEO e Jornalismo – Uma visão prática e desmistificada”, da segunda edição do livro “Jornalismo & Mídias Digitais” (lançamento previsto em 2013)

Link Bait, ou Isca de Links, é um termo usado para descrever a criação de um conteúdo com o objetivo de conseguir muitos links.

Existem vários tipos de conteúdo e técnicas para criar estratégias de Link Bait no jornalismo, seguem algumas.

Estratégia de conteúdo:

  • Conteúdo único
  • Furo de informação
  • Impacto (humor, drama, polémica, famosos, etc.)

Disponibilizar material:

  • Apostilas
  • Tutoriais
  • Modelos
  • Livro digital

Serviços:

  • Informações úteis (horóscopo, tempo, indicadores, etc.)
  • Reviews
  • Listas

Animação:

  • Interatividade (comentários, blog, wiki, rede social, etc.)
  • Enquetes, pesquisas, sondagens
  • Concursos
  • Gamificação

Multimídia:

  • Fotogalerias
  • Infográficos
  • Podcasts
  • Vídeos
  • Gadgets e Widgets
  • Jogos

Me adicione ao Google+ e siga-me no Twitter @EricApesteguy