Escritório de SEO – Testando o Google

Em 12 de julho de 2015, encontrei e postei nos grupos de SEO do Facebook inclusive, um resultado de busca absurdo do Google para a busca “escritório de SEO”.

Testando o Google

Obviamente, não sei desde quando esse resultado estava aqui. Contudo, para continuar testando, resolvi escrever este post.

A primeira publicação foi no dia 8/11/2015. E foi muito rápido para derrubar este resultado, levou dois dias apenas. Agora o meu post está em primeiro do Google para esta expressão-chave.

Contudo, se você usar a que está escrito no <title> de forma exata, ou seja, “escritorio do seo”, o site pornô ainda continuava em primeiro… em 23/11/2015.

Escritorio do SEO

Em 25/01/2016, ainda estava lá. Já se foram quase 3 meses que o post está no ar, e esse resultado ainda aparece parcialmente. Vamos ver por quanto tempo…

Meu objetivo aqui não é de criticar o Google, até porque percebi que se você jogar “escritorio do seo” em outros buscadores, eles erram também, e feio. O simples fato de usar “do” e não “de”, faz com que eles não entendem a palavra SEO, eles não conseguem associar os dois e meu post nem aparece na primeira página.

O Google não erra muito no global, mas é bom tentar entender como esse tipo de erro acontece como também demostrar que ele não é infalível.

Por um lado, o Google vive repetindo que ele é focado no usuário, na relevância dos resultados retornados, etc. e por outro lado, os White Hat SEOs (coisa que eu mesmo me considero, pois não gosto de enganar usuários) vivem repetindo que o conteúdo é rei, que a autoridade é rainha e que o contexto é deus.

Então como explicar esse tipo de resultado?

Analisei possíveis razões e fatores:

  • Existe muito pouco conteúdo rico sobre essa expressão-chave “escritório de seo” no Google. Apesar de retornar 574000 resultados, nenhum deles é de qualidade. Alguns até têm as duas palavras-chave, “escritório” e “SEO” no próprio título, mas não a expressão exata. E dentro das páginas, nenhum resultado tem conteúdo focado nisso.
  • Não parece ser por causa dos links, pois a página não é linkada e o domínio do site pornô é um pouco linkado, mas nem tanto assim.
  • Não parece ser por causa da autoridade de domínio ou página tampouco, pois vários outros resultados têm um domínio de maior autoridade.
  • Por fim, o site pornô, apesar de ter um conteúdo totalmente não relacionado com SEO, por causa de um erro de digitação, ele é o único a ter um título exato, keyword stuffing na descrição (3x “escritorio do seo”) e um h2 com a expressão chave exata também.

Poderia analisar mais… mas acredito que isso já explica o principal.

Podemos concluir que quando existe pouca concorrência, o simples fato de termos a title e description preenchidas com palavras chave, basta para rankear bem. Eles são fatores mais importantes do que o conteúdo, a autoridade e o contexto pelo visto.

Como eu não me acho dono da verdade, quem quiser contribuir, por favor, fique a vontade. Aliás, seria bom ter a opinião de outros especialistas.

Na época, antes de escrever e publicar este post, comparei também com resultados retornados por outros buscadores:

Testando Bing

Podemos ver que no Bing esse erro não existia.

Testando no Duck Duck Go

O Duck Duck Go retornava os mesmos resultados que o Bing, com menos publicidade e a vantagem de não rastrear você.

Testando no Qwant

Por fim, o Qwant retornava os mesmos resultados igualmente, só que sem nenhuma publicidade e a vantagem de não rastrear você também.

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