O conteúdo é a razão pela qual a pesquisa começou em primeiro lugar.

Lee Odden

Conteúdos e SEO

Existem diversos tipos de sites e conteúdos na web.

Uma estratégia de conteúdo para SEO depende do seu tipo de negócio, mercado e/ou indústria.

Os tipos de conteúdos também são múltiplos, assim como os objetivos na pesquisa diferem entre um portal de notícias, um comércio eletrônico, um site institucional ou de marca, uma startup, um negócio local, etc.

Em relação aos tipos de conteúdos, existem principalmente três:

  • Conteúdo Comercial ou Marketing

    Conteúdo comercial (marketing)

  • Conteúdo perene ou evergreen

    Conteúdo perene (evergreen)

  • Conteúdo sazonal ou noticioso

    Conteúdo sazonal (noticioso)

Contudo, não são os únicos tipos, temos também o conteúdo comercial, de cursos, de livros, de opinião, satírico, ao vivo, gerado pelo usuário, etc. É preciso auditar seu conteúdo para entendê-lo e otimizar sua estratégia, gestão e produção.

Na hora de otimizar o conteúdo, as técnicas, formatos e ferramentas no Google também variam em função dos negócios, das indústrias, pelo fato de existirem verticais e ferramentas próprias para Notícias, Shopping, Vídeos, Mapas, Imagens, Empregos, Livros, etc. assim como o Perfil da empresa no Google (antigo Google Meu Negócio) e diretrizes específicas para cada caso.

Estratégia de conteúdo

A estratégia de conteúdo envolve pensar o conteúdo, selecionar tipos e formatos, pesquisar sobre relevância para seu público, volume de pesquisa e concorrência dos temas relacionados ao seu negócio.

Em seguida será preciso elaborar um planejamento e calendário editorial. Sem esquecer que uma boa estratégia de conteúdo voltada para SEO avalie também o nível de qualidade do conteúdo necessitado e sua respectiva semântica.

Gestão de conteúdo

É imprescindível auditar seu conteúdo de forma regular, para estabelecer um inventário e construir uma arquitetura de conteúdo clara e perene. É a base para poder estabelecer uma gestão de conteúdo inteligente e uma limpeza contínua.

Esse mapeamento permite resolver problemas de conteúdo duplicado, sindicado, superficial ou ainda canibalizado. Enquanto uma taxonomia bem pensada favorece a perenidade e bom gerenciamento de suas URLs nos índices dos motores de busca.

Otimização de conteúdo

O SEO On-Page ou otimização de conteúdo para SEO, tem como foco o lado operacional na relação do SEO com conteúdo. Se trata de otimizar o conteúdo da matéria.

Otimizar seu título, descrição, cabeçalhos, são práticas fundamentais de otimização de conteúdo. Otimizar sua URL, seus links internos como externos, as imagens, vídeos, etc. e pensar no desempenho também fazem parte das boas práticas.

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Perguntas frequentes

O que é Marketing de conteúdo?

De acordo com o Content Marketing Institute, o marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que se baseia na produção e distribuição de conteúdo relevante e coerente que oferece valor para atrair e reter um público definido.

O que é Webwriting?

Segundo o Bruno Rodrigues, autor brasileiro de inúmeros livros sobre o tema, “Webwriting é redação para sites, portais e redes sociais. Webwriting conversa com o usuário”. Seu objetivo é redigir e entregar um conteúdo atraente e compreensível para o seu público-alvo.

O que é UX Writing?

Segundo o Bruno Rodrigues, criador do primeiro curso sobre o tema no país, “UX Writing é você pensar não em textos, mas expressões, termos, palavras, mergulhar no universo da fala e da escrita dos seus públicos, para usar essas partes como forma de orientação. UX Writing orienta o usuário.”