Instagram ads no marketing de conteúdo: por que usar?

Desde que foi lançado oficialmente em Outubro de 2010, o Instagram vem sendo apontado como uma mídia social promissora por grande parte dos especialistas. Segundo dados recentes divulgados pelo próprio Instagram, ele já conta com com 400 milhões de usuários, cadastrando 100 milhões de novas contas todo dia.

No Brasil, de acordo com os mesmo dados, esse número já impressiona. São 29 milhões de usuários ativos por mês, sendo que, da parcela entre 18 e 35 anos, 61 % afirma acessar a rede ao menos uma vez por dia.

Inclusive, estatísticas do GlobalWebIndex apontam que o uso do Instagram no Brasil está quase ultrapassando o Twitter, fato considerado bem possível de acontecer em um futuro próximo.

Ou seja, o Instagram tem se mostrado uma excelente ferramenta para gerar engajamento com a audiência e por isso tem sido cada vez mais usado por empresas em suas estratégias.

E para reforçar esse contexto,em 2015 , foi disponibilizado às empresas Brasileiras o uso dos já famosos nos Estados Unidos, Instagram ads. O que, aliado ao marketing de conteúdo, fez com que seus resultados aumentassem exponencialmente.

Sendo assim, esse definitivamente não será apenas mais um artigo contando como anunciar no Instagram, muito menos dará dicas infalíveis para isso. O objetivo principal desse texto é mostrar a influência do Instagram ads no marketing de conteúdo, evidenciando como eles se conectam e ficam mais poderoso quando combinados.

Vamos nessa? Então me acompanhe nas próximas linhas.

Instagram ads no marketing de conteúdo: contextualizando

Antes de partirmos para entender como os anúncios no Instagram estão atrelados ao marketing de conteúdo, precisamos avaliar alguns pontos essenciais.

Adequação a persona e engajamento com ela

Primeiramente, é preciso enfatizar que o uso dessa plataforma de interação precisa estar conectado ao seu público. Em outras palavras: você precisa já ter mapeado a persona do seu negócio anteriormente para assumir que ela estará presente com você ali.

Além disso, recomenda-se garantir que as suas demais redes sociais, como Facebook e Twitter, já estejam gerando o engajamento suficiente para então extrair delas esse engajamento com as suas campanhas de Instagram ads.

Conteúdo relevante

Partindo disso, você precisa começar a gerar conteúdo relevante para essas pessoas que agora estão com você ali, lembrando que, assim como já foi comprovado pelo próprio Facebook, imagens atraem muito mais a atenção de seu usuário do que texto.

E, devido a natureza da própria rede, seu trabalho com imagens no Instagram ads tem de ser muito mais pesado e dedicado, com foco maior. O que segue a famosa regra de pareto, 80% de peso para imagens e 20% para o texto.

Experiência do usuário

Trazendo isso para o mundo do Instagram ads, é preciso estar atento à experiência do usuário e seguir o princípio do Inbound Marketing de não ser intrusivo, ou seja, não incomodar as pessoas com um anúncio chato aparecendo na frente delas o tempo todo. 

Estabelecer objetivos

E, por último, mas não menos importante, é fundamental estabelecer os seus objetivos com aquele anúncio, de acordo com as pré-definições da rede, que funcionam mais ou menos como no Facebook:

  • Cliques no site
  • Instalação de aplicativo móvel
  • Visualização de vídeos

Agora que você já viu os princípios do Instagram ads no marketing de conteúdo, vamos entender que tipos de anúncios são permitidos.

Os formatos para anunciar no Instagram

Basicamente, o Instagram ads se baseia em 3 formatos básicos:

  1. Foto
  2. Vídeo
  3. Carrosel

Vamos agora compreender um pouco mais de cada um deles.

1) Foto Ads

Esse é o modelo mais comum e que se aproxima da experiência do usuário comum, só que o foco são as marcas, elevar os seus propósitos, missões e pontos de vista. O objetivo desse tipo de ad é sensibilizar o público para a marca, então vale buscar por imagens que sejam relevantes para as pessoas, sem deixar de falar sobre seu produto.

Na hora de criar seus anúncios em foto, é de vital importância lembrar dos botões de chamada para ação (CTAs) ao elaborar a imagem do seu anúncio, pois é através dele que você vai gerar as conversões em venda que sua marca precisa.

2) Vídeo Ads

Eles tem um grande poder no Instagram, pois carregam som e imagem, tornando a experiência do usuário com sua marca bem mais impactante. E aqui também é vital a presença do CTA.

3) Carrosel ads

Este tipo de anúncio permite o uso de até 4 imagens, desde que contem uma história ao público, engajando-os ainda mais com sua empresa.

Por que anunciar no Instagram?

Acredito que depois de tudo que abordei nesse artigo, você já tenha entendido a dimensão e importância do Instagram no Brasil e no mundo, e o quanto ele é benéfico como estratégia, tanto para pessoas quanto para marcas.

Porém, antes de finalizar esse texto, acho necessário compartilhar alguns motivos listados pela própria rede e alguns exemplos inspiradores para que não reste dúvida do quão importante o Instagram ads se tornou para o marketing de conteúdo. 

  • Uma comunidade participativa: Hoje, a plataforma conta com 400 milhões de usuários ativos mensalmente no mundo inteiro.
  • Tem grande contexto criativo: O Instagram atrai muito por seu forte apelo visual e por isso é muito procurado por pessoas em busca de inspiração e layouts cativantes.
  • Inspira uma ação diferente através de imagens: Foi comprovado por eles mesmos que a rede tem um poder de motivar as pessoas, levando a elas uma visão diferente das empresas e grandes marcas, fugindo do padrão comercial visto em outras mídias digitais.

Alguns exemplos

Impecável

Marca carioca do mercado da moda voltada para as classes média e média baixa, usou o Instagram para alcançar sua audiência de maneira contemporânea e bem jovial. Com sua estratégia de anúncios em foto, ganhou 20% mais compradores.

instagram ads - impecável

Guaraná Black

Usou os vídeo ads para introduzir a nova bebida no mercado e ao mesmo tempo aumentar o seu consumo por parte dos fãs da marca Guaraná Antártica. Esse é um bom exemplo do uso do storytelling com o auxílio de celebridades conhecidas. Desde que iniciou a campanha em vídeo, a marca teve um aumento de 33 pontos em recall do anúncio.

instagram ads - guarana antartica

Coca-cola

A marca global utilizou a estratégia de vídeos cinematográficos para se conectar emocionalmente com os consumidores da Indonésia em um nível profundo de associação entre Coca-cola, felicidade e amizade. Por isso, houve um aumento de 7 pontos percentuais na conexão marca-consumidor.

instagram ads - coca cola

McDonald´s

Utilizou apenas os anúncios em imagens para divulgar uma série de fotos de comida associadas as alegrias da vida. O intuito deles foi aumentar a percepção da marca e se conectar com seu público em Taiwan. A campanha gerou 46 pontos de aumento em recall para marca e 14 pontos em aumento de percepção da marca. Ou seja, um sucesso total.

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E você, já usou o Instagram ads em suas estratégias de conteúdo? Então nos conte como foi sua experiência comentando abaixo. Será um prazer trocar com você.