3 dicas para escolher tipo de campanha do Google Adwords

Antes de iniciar uma campanha no Google Adwords é essencial saber o tipo de campanha que mais tem a ver com o seu projeto, pois cada tipo possui características específicas que são destinadas para metas e KPIs distintos. Então, vamos às 3 dicas que vão acabar com as dúvidas na hora de criar uma campanha no Google Adwords.

Defina suas metas e KPIs

A definição da sua meta é o que vai nortear todas as ações de mídia, do início até o final. Antes mesmo de decidir que vai fazer campanha no Google Adwords é necessário definir suas metas, pois também ajuda a escolher quais serão os melhores meios de veiculação.

Mas como definir minha meta poderá ajudar a decidir o tipo de campanha no Adwords?

Simples, se a sua meta for gerar conhecimento de sua marca que é nova no mercado, por exemplo, a Rede de Display seria uma ótima solução para gerar mais impressões, consequentemente maior alcance.

Portanto, o tipo de campanha seria Apenas na Rede de Display, pois será possível criar grupos de anúncios com diversas segmentações destinadas para a Rede de Display como, por exemplo, Interesses, Tópicos, Canais, entre outros, além de setar estratégias de lances específicas como o lance de CPM visível.

E os KPIs também serão bases importantes na hora da escolha, pois ao definir a meta como gerar conhecimento da marca, os KPIs podem ser impressões visíveis, visitas ao site e CPM. E neste caso, nada melhor do que o tipo Apenas na Rede de Display.

Defina seu investimento

Após definir sua meta e KPIs é preciso saber o quanto você pode investir na campanha.

Vamos para um segundo exemplo: você tem um e-commerce e definiu como meta aumentar as vendas em 20% no período de dois meses. Com isto, você sabe que é importante mensurar as visitas ao site, as conversões, o CPA (custo por ação), entre outros KPIs.

Mas se sua verba é restrita e precisa trabalhar com um teto de CPA, o ideal é escolher o tipo de campanha Apenas Rede de Pesquisa, pois é possível trabalhar palavras-chaves com menor concorrência e baixo custo, além de setar uma estratégia de lances por CPA, utilizando CPA máx.

Portanto, você poderá aproveitar ao máximo sua verba, sem ultrapassar o teto do seu CPA e ter retorno em vendas.

Defina o seu tempo e estrutura de trabalho

Se você tem uma empresa pequena, com poucos funcionários ou trabalha sozinho, o tipo de campanha Rede de pesquisa com exibição em Display é uma ótima solução, pois requer menos tempo de otimização, gerando maior alcance.

Neste tipo de campanha os lances são manuais ou automáticos e as possibilidades de otimizações na Rede de Display são restritas. É justamente para quem não tem tempo para focar diariamente em otimizações, mas precisa alcançar um número alto de usuários.

Mas, caso você disponha de tempo e estrutura, então tenha como foco as otimizações diárias e use o tipo de campanha específico para cada meta.

Além dos tipos de campanhas citados, o Google Adwords fornece mais oportunidades como campanha Google shopping, Vídeo e universal para apps. Basta definir suas metas e KPIs, investimento disponível e estrutura de trabalho para decidir qual campanha se adequa melhor às suas necessidades. E depois de feito isso é partir para a criação de campanhas.

Estas dicas foram úteis para você? Então, compartilhe conosco como este conteúdo lhe ajudou ou conte suas experiências com os tipos de campanhas do Google Adwords.

Procurando por serviços de Links Patrocinados? Conheça nossa página sobre Marketing de Busca e entre em contato.