Prospecção de novos clientes com o Linkedin Sales Navigator

O Linkedin é uma rede social profissional voltada para o mercado de trabalho.

O que a maioria já sabe, é que ela é perfeita para inserir, gerenciar e manter seu currículo atualizado para procurar oportunidades de emprego de forma eficiente. Para quem estiver mais interessado sobre este tema específico, leia este post.

Contudo, existem outras formas de usar o Linkedin no intuito de alcançar outros objetivos. Seja de forma gratuita ou de forma paga. Quais são eles?

  • Procurar talentos anunciando vagas pelo Linkedin Jobs
  • Fazer propaganda criando sua página de empresa ou usando o Linkedin Ads
  • Fazer marketing de conteúdo publicando notícias a través do Pulse
  • Seguir empresas e influenciadores para se manter informado
  • Criar grupos sobre determinado assunto ou comunidades
  • Descobrir oportunidades de vendas!

E é desse último ponto que vamos conversar neste artigo!

O Linkedin oferece um mês de demonstração gratuita da conta Premium. Existem vários planos, dependendo da sua necessidade e vontade.

Demonstração gratuita Linkedin Premium

Escolhi optar pelo “Sales Navigator” versão profissional. Você pode ir além da versão profissional e escolher o plano “Sales Pro” que é bem mais caro, mas que lhe dá direito a mais alertas, mais InMails, visibilidade de nomes completos, etc.

Linkedin Premium Sales Navigator Professional

Ferramenta Linkedin de captação de novos clientes

Inscrição

Para se inscrever, basta fornecer seu nome, sobrenome, seus dados de cartão de crédito e seu CEP. Sendo que o primeiro mês é de graça.

Caso você queira cancelar após seu mês de teste, o Linkedin já lhe informe como de forma detalhada.

Cancelar Conta Premium Linkedin

Também, ele te envia de forma automática um aviso quase 10 dias antes do final da demonstração gratuita.

Sua demonstração gratuita expira em XX/XX/XXXX. Se desejar continuar a utilizar o Sales Navigator, começaremos a debitar o valor da assinatura no cartão de crédito cadastrado. Você não precisará fazer mais nada. Se desejar cancelar, acesse sua página de configurações e cancele antes do XX/XX/XXXX.

Uma vez feita a inscrição, começa um passo a passo para ajudar na configuração.

Configuração da sua conta Sales Navigator

  • Sincronização de dados (com o Salesforce, caso esteja usando, senão for o caso é só pular)
  • Informar a sua localização ou as localizações geográficas onde você pretende atuar e vender
  • Informar os setores específicos da economia nos quais você pretende focar
  • Informar as funções do seu público-alvo (departamentos da empresa)
  • Informar o nível de experiência do seu público-alvo (Gerente, Diretor, etc.)
  • Sugestão de contas (empresas) para começar

Como funciona a ferramenta de prospecção comercial do Linkedin?

Vejam quais são os recursos:

Recursos Linkedin Sales Navigator
Na prática, essa versão paga lhe permite usufruir do Linkedin de forma muito mais profunda.

O fato de assinar cria uma conta “Sales Navigator” paralela a sua conta pessoal. Um link no menu da sua conta pessoal aparece de repente para você poder acessar.

O Lead Builder lhe permite pesquisar pelo Linkedin:

lead-builder-linkedin-sales-navigatorO menu do Sales navigator se compõe basicamente de:

  • Uma barra de Busca
  • O Lead Builder (ver imagem acima)
  • A página Início (Homepage agrupando tudo) com um feed de todos os suas contas e potencias clientes
  • A página Contas (empresas) dividida em contas salvas e contas sugeridas
  • A página de Potenciais clientes (pessoas) com vários filtros (palavras-chave, empresa atual, grau de relacionamento, localidade, cargo, setor, CEP, nome, sobrenome, nível de experiência, função, tamanho da empresa, empresa anterior, anos de experiência, grupos, instituição de ensino, idioma do perfil, interesses, usuário desde)
  • Caixa de Entrada específica para os InMails (com os créditos restantes aparecendo)

Se quiser saber mais sobre o produto, você pode solicitar também uma demo grátis.

Uma vez cadastrado, o Linkedin inofrma que ele entrará em contato com você para conversar sobre suas necessidades de vendas.

Por fim, depois de entender como se inscrever e como usar as diversas funcionalidade do Sales Navigator, está na hora de colocar a mão na massa.

Como fazer prospecção 2.0 no Linkedin?

Seguem uma resumo de dicas e boas práticas inspiradas no livro “Predictable Revenue”.

  • Comece identificando e selecionando seu público-alvo. Passa tempo deixando claro quem é seu cliente ideal.
  • Constrói sua lista, Resiste a tentação de jogar listas de prospects aleatórios só porque você tem.
  • Execute envio de campanhas de e-mails. Começa com e-mail, e depois use o telefone para acompanhar pessoas que respondem.
  • Vende o sonho. Ajudando eles a desenhar uma visão de que tipo de soluções poderá resolver seus problemas.
  • Passa o bastão. Para representantes dedicados de desenvolvimento de vendas.

E se você precisar de serviços de Mídias Sociais, saiba mais clicando aqui!