A importância de um Planejamento Estratégico em Redes Sociais e como criar um

A chave de uma estratégia bem aplicável e que traga resultados é o planejamento

Antes da criação das estratégias e uma análise de cenários, é preciso definir bem o primeiro ponto: qual é nosso objetivo em relação às ações em Redes Sociais? Tendo em mãos uma boa definição do que se pretende alcançar, ajuda a nortear nossas ações consequentes.

  1. Objetivos

Nas redes sociais, geralmente o objetivo está em destacar a marca e promover interação e engajamento com as pessoas que a seguem. Mas também pode ser: aumentar o tráfego do site/blog, obter e aumentar uma base de assinantes de suas postagens, aumentar a base de seguidores nas redes, entre outros.

  1. Posicionamento

Neste momento, é imprescindível definir também o posicionamento da empresa/marca/serviço nos diferentes canais. O blog tem uma abordagem diferente do Facebook, que por sua vez é diferente do Twitter. Sendo assim, é importante definir posicionamentos relativos a cada especificidade das redes.

  1. Conversa

O que os clientes e seguidores da marca dizem sobre a mesma? É necessário além de falar, também saber ouvir. E quando nos depararmos com comentários negativos? Como prosseguir? Até mesmo a conversa motivada por comentário negativo, é uma grande oportunidade de desfazer mal-entendidos e promover a marca.

  1. Calendário Editorial

Em cada nicho onde uma marca atua, é possível encontrar dentro de um calendário, oportunidades para criar peças que sejam compartilháveis e úteis para o público. Definindo um calendário de atuação, baseado em datas e eventos específicos, ajuda a fortalecer a marca como referência daquela área. Muitas marcas utilizam o calendário para realizar ações promocionais, que também é uma ótima forma de evidenciar a marca.

  1. Medir, medir e medir mais um pouco

De posse de um planejamento, e depois de aplica-lo, iremos precisar avaliar os resultados obtidos, de modo a ter certeza que estamos no caminho certo, ou então teremos que tomar outras direções para atingir os objetivos definidos.

Definir os KPIs (Key Performance Indicators) é algo essencial neste processo. Então, no final teremos que analisar as métricas de cada rede e compará-las com os KPIs estabelecidos por nós mesmos.

CONCLUSÃO:

Para construir uma casa ou simplesmente montar um sanduíche, é necessário planejamento. A montagem de um Planejamento Estratégico em Redes Sociais é de suma importância para se obter resultados e assim ajudar as marcas a crescerem a atingirem novos públicos. Cada passo deve ser pensado e analisado. Cada ação deve ser medida.

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