Pinterest: ações básicas para explorar seu potencial de marketing

Marketing com o PinterestO Pinterest pode ser mais do que sua autodefinição sugere: “… uma ferramenta de descoberta visual que você pode usar para encontrar ideias para todos os seus projetos e interesses”. O website, lançado em 2010, é um lugar para compartilhar e organizar as imagens online que você acha importantes e inspiradoras.

As possibilidades são enormes. É possível criar Boards (quadros) para qualquer assunto que você imaginar. De tartarugas, ninjas e jatos supersônicos, passando por tartarugas ninjas pilotando jatos supersônicos. Tudo isso em um visual amigável e intuitivo.

De fato, o que mais chama atenção no site é o impacto visual. Ele é todo desenvolvido para este fim, e o constante aumento de usuários dão a dica de seu sucesso. Estima-se cerca de 100 milhões de pessoas em todo o mundo.

Mas não deixe que as lindas imagens selecionadas e fixadas nos Boards te enganem. Por detrás delas existe uma potente e estratégica ferramenta de marketing. E é essa a nossa abordagem: o potencial de marketing do Pinterest. Para explorar esse potencial, separei 10 ações básicas para serem aplicadas na sua estratégia de Marketing no Pinterest.

Veja abaixo um exemplo de perfil na rede, da designer carioca Bianca Rocker:

Exemplo de Perfil no Pinterest

Guia de ações básicas de Marketing no Pinterest:

  • Se a sua empresa possui produtos ou serviços que possam ser representados por imagens, experimente o Pinterest. Isso melhora a visibilidade e o alcance de sua empresa. O perfil dá a possibilidade de descrever seu negócio em um parágrafo. Lembre-se de adicionar a URL de seu website no perfil.
  • É possível conectar as contas de Facebook e Twitter, e com isso ganhar mais seguidores. Essa ação acrescenta ícones das mídias sociais sob a sua foto de perfil que apontam para os respectivos perfis.
  • Use o Pin para publicar conteúdo constantemente, ao invés de publicar muita coisa em pouco tempo. Dessa forma, melhora a sua exposição e consequentemente seu engajamento.
  • Use Tags para marcar outros usuários em seus Pins (@nomedousuário). Faça network com outros profissionais e fornecedores de sua área com esse recurso. É uma boa maneira de construir sua lista de seguidores. Não esqueça também de comentar onde for marcado e nos Pins de seus seguidores, e curtir quando reconhecer conteúdo de qualidade. Sempre utilizando o bom senso.
  • Use o Pin para diversas fontes. Variedade é um fator importante dentro do Pinterest. Não se prenda a uma ou duas fontes somente. E lembre-se também de usá-lo para vídeos e não só imagens.
  • Use o Pinterest para promover suas postagens de blog. Mas não exagere. Siga a etiqueta de boas maneiras, e você não será visto como redundante ou exagerado.
  • Quando for usar o Pin, utilize sabiamente o espaço para a descrição. Uma boa descrição é mais marcante e tem mais chances de permanecer com a imagem, enquanto ela é compartilhada por outros usuários. Se é sobre algum produto ou serviço de sua empresa, seja franco e direto.
  • Utilize a opção de incorporação do Pinterest para publicar seus Pins como conteúdo em suas postagens e páginas do website.
  • Otimize seu conteúdo do website para o compartilhamento do Pinterest.  Utilize imagens em todas as suas postagens  que publicar, para compartilhá-la posteriormente no Pinterest. Acredite no poder que a sua imagem tem. Também considere aplicar marca d’água nas imagens. É uma maneira de atribuir uma identificação e relacioná-la com seu negócio.
  • Insira um botão de destaque “Me siga no Pinterest” em seu webste para anunciar que você também faz parte desta rede.

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