Dicas de boas práticas no Twitter

Não adianta criar uma conta em rede social e ficar esperando que o crescimento de seguidores e o engajamento ocorram por mágica. E, na maioria dos casos, não é quantidade de seguidores que vale como mensuração para um bom retorno, e sim a qualidade. Então, o objetivo deste post é mostrar algumas “regras” básicas de interação no Twitter.

Se o objetivo é criar um perfil no Twitter para uma empresa ou mesmo para um produto ou serviço específico, o primeiro passo é fazer uma pesquisa de perfis e marcas semelhantes e observar como andam os perfis destas: número de seguidores, quantidade de RT’s, se há interação das marcas com os seguidores e as ações como as famosas promoções, ou seja, realizar um benchmarking. Feito isso, você já tem uma ideia de como está a imagem, produção e retorno do seu ramo de negócio no Twitter.

Outro ponto importante é o layout do perfil, pois é preciso ter uma identidade visual. E é nesta hora que você procura a ajuda de um Designer para criar um background e topo estilizados. Isso deixará o perfil diferente dos demais, o tornando único.

Também é bom preencher todas as informações do perfil e fazer uma descrição objetiva, simples e interessante, sem esquecer-se de colocar o link do seu site ou forma de contato.

Veja o exemplo do Twitter de Aotopo:

twitter aotopo

Pronto, agora você tem o seu perfil criado, então vamos produzir! Siga pessoas com interesses comuns. Quando você cria um perfil, o Twitter lhe oferece algumas opções de interesses e perfis para seguir.

Conforme você vai dando “follow”, novos perfis vão aparecendo como sugestão na lateral esquerda da sua página home, baseados nas últimas pessoas que você seguiu. Seguir outras pessoas não garante que todos te seguirão de volta, mas é uma das formas de conseguir seguidores. São boas práticas que são simples e geram resultado.

Estas foram algumas dicas básicas para iniciar um perfil no Twitter, mas se o seu objetivo é ter um perfil alinhado a um planejamento estratégico de comunicação para a sua empresa ou marca, entre em contato conosco.