Demo Day 2013 da 21212, terceira edição!

Logo Demo Day 2013 - 21212Dia 3 de outubro de 2013, aconteceu “O” evento de tecnologia do Rio de Janeiro, o Demo Day 2013, terceira edição da aceleradora de startups 21212!

No espaço Tom Jobim do Jardim Botânico, quase um ano depois do segundo, toda a equipe da 21212 ofereceu um verdadeiro show para a plateia.

Uma lista de projetos cada vez mais maduros e promissores. Saiba+ sobre alguns do ano passado.

Crachá Demo Day 2013Depois de uma apresentação dos membros da 21212, Gustavo Franco, presidente do Instituto Millenium, fez uma análise muito fina sobre o estado do mercado e do empreendedorismo no Brasil.

Usando metáforas como “a casa” e “a rua”, para se referir ao estado e ao mercado e falando sobre a cultura do empreendedorismo como algo de positivamente “subversivo”.

Veja o currículo dele e o vídeo do discurso: 

Gustavo H. B. Franco é Bacharel e Mestre em Economia pela PUC do Rio de Janeiro e Doutor (1986) pela Universidade de Harvard. Atualmente, ele é estrategista-chefe da Rio Bravo e presidente do Instituto Millenium.

Anteriormente, foi presidente do Banco Central do Brasil, diretor da Área Internacional do Banco Central, e secretário adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda entre 1993 e 1999. Franco faz parte de vários conselhos consultivos e administrações e escreve regularmente para jornais e revistas.

Ele tem sido um professor do Departamento Economia na PUC desde 1986. O economista já publicou 14 livros e mais de uma centena de artigos em revistas acadêmicas.

Vídeo do Instituto Millenium:

O dia continuou com dois “Talks” e os pitches das 8 startups presentes.

O primeiro Talk, foi uma entrevista da revista pequenas empresas & grandes negócios de um serial empreendedor no Brasil, Guilherm Horn, ex-sócio da Ágora e atual CEO da Órama. Ele veio compartilhar sua experiência e explicar sua visão sobre o mercado financeiro brasileiro e o desafio para sua democratização.

O segundo foi uma discussão com a empresa Queremos!, que tinha se apresentado ao mercado e investidores no Demo Day do ano passado, e acabou expandindo para os Estados-Unidos sob a marca WeDemand!

Pitches da Start-ups:

  • Zeropaper: serviço baseado na nuvem para ajudar as pequenas empresas a gerenciar suas finanças e melhorar os seus conhecimentos financeiros. “Zeropaper, o gerenciador financeiro mais fácil e eficiente de controlar as finanças da sua empresa”
  • Memed: um banco de dados de informações farmacêuticas e uma plataforma de prescrição para os médicos. “Logue na Memed”
  • SeloReserva: a primeira empresa de e-commerce brasileiro especializada na curadoria através de grandes experiências em vinho e comida. “Aproveite os melhores vinhos e produtos gastronômicos do mercado, selecionados por chefs e sommeliers tão apaixonados pela boa mesa como você”
  • WeDoLogos: plataforma de compartilhamento de jobs freelance. “Crie Logotipo Fácil Online. Sistema online de concorrência criativa, você define detalhes, prazo de criação e escolhe melhor logotipo para sua empresa!”
  • aentrópico: tornando o big data em percepções proféticas. “Transforme dados em tomada de decisões. Você pode tornar as vendas do ano passado em seu próximo plano de vendas mensais”
  • GoBooks: a primeira empresa de aluguel de livros didáticos no Brasil. “O primeiro pensamento foi por que não conheci a GoBooks no primeiro período? Letícia Barreto (UERJ – Administração)”
  • Instaquadros: transformando fotos digitais em produtos da vida real. “Sua fotos favoritas em produtos incríveis. Venda sua Arte e Fotografia. Crie sua galeria Instaquadros Grátis, venda sua arte e ganhe fama e dinheiro”
  • Monograme: artigos básicos de moda premium, sem intermediários. “Desenhamos a camiseta perfeita. E escolhemos o melhor algodão para confeccionar a melhor camiseta. A diferença você sente na pele”

Tudo sobre o evento neste vídeo:

Histórias para pensar…

Me adicione ao Google+ e siga-me no Twitter @EricApesteguy