O que o marketing de conteúdo pode fazer de bom para seu e-commerce?

Quem vem tentando atuar no mercado on-line ou possui estratégias lançadas em meio digital sabe que as formas tradicionais de marketing, como os comerciais ou anúncios estáticos, não trazem bons resultados no ambiente da Internet.

Com as técnicas antigas, não dá para fazer a nutrição dos relacionamentos estabelecidos com as pessoas que veem seus canais. Por isso, é necessário não só se inteirar das novas estratégias de mercado que despontam hoje em dia, mas ainda entender como isso pode ajudar o seu negócio na Internet.

Uma das ferramentas mais usadas na Internet, e com ótimos resultados, para atrair e manter clientes é o marketing de conteúdo. Você sabe como isso poderia melhorar o reconhecimento de seu e-commerce e aumentar suas vendas? Afinal, quais são as vantagens de usar tal tática em seu blog ou loja virtual?

Conquiste a confiança de seu público-alvo

Com o marketing de conteúdo, você promove sua marca através da criação de publicação de material rico e útil, comumente gratuito, que esteja relacionado ao produto ou serviço que se pretende vender futuramente.

Ou seja, antes de chegar ao processo de venda, há o momento de elaboração de relacionamento com quem acessa o seu website, de maneira que a nutrição da relação venha a estabelecer mais solidez e confiança em seus futuros clientes.

Há um período ou ciclo para que o relacionamento esteja maduro o suficiente, no ponto para apresentar ou indicar produtos aos seus contatos. Cada lançamento, segmento de atuação e tipo de público determina, obviamente, etapas de amadurecimento diferentes.

No entanto, é o marketing de conteúdo que vai atrair visitantes para seu endereço virtual, transformá-los em leads, convertê-los em consumidores e depois resumi-los em clientes fidelizados e recorrentes, que podem até mesmo divulgar sua marca para outras pessoas.

e-commerce-relacionamento

via commercegurus.com

Gaste (muito) menos com divulgação

As pessoas podem chegar ao seu website por diferentes formas: indicação, links patrocinados, matérias em outros blogs, pesquisas diretas em buscadores on-line (como Google e Yahoo!).

Só que, tendo um blog ou outro espaço em seu e-commerce para conversar diretamente com o seu público, você não só vai estreitar laços com quem futuramente vai comprar de você, mas também será capaz de entender melhor o que essas pessoas querem ou necessitam, de modo a canalizar melhor seus esforços de marketing.

Com o marketing de conteúdo, você se torna seu principal canal de divulgação e comunicação, obtendo mais controle sobre o que está sendo difundido sobre sua área de atuação. Ganha-se mais autoridade, vínculo e atenção — além de gastar muito menos tempo e recursos para ter resultados melhores.

Se as técnicas de marketing digital já são reconhecidamente mais baratas do que as ações de marketing tradicional, ter mais informações e conexões com quem se quer atingir em cheio o deixa em larga vantagem frente à concorrência.

Conheça muito mais os visitantes do seu e-commerce

Com a proposta ora comentada, você terá certeza de com quem está falando. Será viável saber os interesses de seu público-alvo, a fim de criar conteúdo que será relevante para o seu estilo de vida. Sem falar que poderá localizar e segmentar as pessoas que passam pelo seu e-commerce.

Você será capaz de fazer um estudo mais aprofundado das preferências do público, ver quais os assuntos e modelos de publicações (vídeo, posts, e-books, e por aí vai) fazem mais sucesso, e analisar qual a periodicidade mais adequada para os perfis que estão em sintonia com seus materiais.

Tenha maior noção de seu projeto de marketing e de seus resultados

Antes de começar uma campanha de marketing de conteúdo, você deve ter os objetivos bem traçados. Isso vai ajudar a concentrar seus esforços na direção correta, e ainda proporciona a clareza diante dos resultados obtidos.

Em uma ação de marketing tradicional, boa parte desses dados é fornecida pela agência que você contratou. Nada impede que você contrate uma agência para lançar ou lhe auxiliar com o marketing de conteúdo — o que é, aliás, bastante prudente e esperto de sua parte, caso não tenha uma boa noção sobre o assunto e queira extrair os melhores efeitos da experiência.

O grande diferencial é que, com a criação de materiais ricos no seu blog, você pode facilmente ver o que está dando certo ou não, a partir de métricas gratuitas da própria Internet — como o Google Analytics, por exemplo. E com uma boa assessoria, você consegue gerir e aprimorar a campanha do seu e-commerce, correndo menos riscos e alargando as chances de bons resultados.

e-commerce-visao

via gravesfowler.com

Conecte-se com redes sociais e outras plataformas de divulgação

Se você criar diferentes tipos (ou formatos) de conteúdo, poderá se fazer presente em outros canais de divulgação, compartilhando seus materiais ricos em redes sociais diversas e blogs, por exemplo — atingindo um público ainda mais vasto.

Mas é óbvio que você deve pesquisar os canais que são mais propensos para atingir os internautas que tem a ver com sua proposta de negócio — mais um ponto que uma agência especializada no ramo poderá lhe ajudar.

A grande vantagem aqui é que, estando conectado com as redes sociais, você não só divulga o seu e-commerce mais ainda, porém traz mais pessoas desses canais para o seu e-commerce ou blog.

A diversidade de canais e a frequência de distribuição de publicações são fatores-chave para chegar a mais e mais consumidores potenciais. E quanto mais você ficar conectado, as perspectivas de autoridade e vendas futuras se tornarão maiores.

e-commerce-publico

via woodrowstudios.com

 

O marketing de conteúdo é uma das melhores maneiras de envolver clientes potenciais dentro da Internet. O compartilhamento de informações interessantes e ricas faz com que as pessoas se tornem mais receptivas — e até agradecidas — em relação a você e ao seu e-commerce.

De certo modo, ficam também mais abertas para construir relacionamentos fortes e mais tarde se converterem em clientes potenciais, garantindo as vendas nesse novo ambiente de negócios.

O marketing de conteúdo serve para fazer de seu e-commerce muito mais do que uma simples loja onde os consumidores podem acessar e comprar aquilo que estão buscando.

A ferramenta permite transcender o mero apelo do produto ou serviço: é possível se tornar uma referência no assunto e desenvolver relacionamentos mais sólidos com seu público-alvo, de sorte que o seu endereço na Internet passe a ser cada vez mais visitado e respeitado. O que dá segurança sobre aquilo que você divulga e conhecimento aos seus visitantes. O que mais tarde pode ser transformado em ótimas vendas.

Você ainda está hesitante sobre aprender mais sobre marketing de conteúdo e passar a aplicar a ferramenta em favor de sua empresa? O que está esperando? Não perca espaço, não perca tempo!

 

Veja também:

Aplicando o marketing de conteúdo no site Groupe Protection: mais um case da Aotopo