Ebook ou White Paper?

Qual a melhor ferramenta para o Marketing de Conteúdo?

Ebook ou White PaperO Marketing de Conteúdo vem crescendo cada vez mais. E sobre isso, falamos muitas vezes aqui no blog.

Um passo adiante na estratégia de conteúdo é a criação de um documento mais robusto que pode aumentar sua credibilidade e atrair leads de qualidade para seu website.

Esse produto mais consistente e mais profundo pode ser um Ebook ou um White Paper. Mas você sabe a diferença entre eles?

Vamos lá…

Primeiramente vamos às similaridades. O que o Ebook e o White Paper têm em comum?

  • São desenvolvidos para fins educativos
  • Marketing de Conteúdo: ambos são produtos reconhecidos pelo meio
  • Referência: ambos ajudam a se posicionar no mercado como fator referencial
  • Público-alvo: ambos são considerados produtos com audiência específica
  • Problema/Oportunidade: ambos têm foco na resolução de problemas e criação de oportunidades

Agora vamos às diferenças:

White Paper

  • Longos, lineares, e aprofundados em um único tópico
  • Centrado em dados e baseado em pesquisas quantificáveis
  • Focado no texto com o mínimo de gráficos
  • Tom formal semelhante ao acadêmico
  •  Geralmente possui de 5 a 12 páginas

Ebook

  • Formato de blocos escaneáveis de texto
  • Centrado em conceitos, com formatos especiais para as recentes tendências da indústria
  • Formato que lembra uma revista com textos, imagens e gráficos
  • Tom menos formal que o White Paper. Uma conversa entre iguais.Permite maior interação com o conteúdo, com links e mídias adicionais
  • Pode possuir de 10 até 200 páginas

Diferença entre Ebook e White PaperConclusão:

É notável que uma boa maioria dos profissionais do mercado ache o Ebook melhor do que o White Paper. Criticam o caráter autoritário do White Paper. O chamam de entediante de engessado. Mas ele ainda exerce grande importância e utilidade.

Na verdade, não existe um melhor ou pior que o outro. Tudo depende do seu conteúdo e da sua divulgação, e do seu público.

As perguntas básicas que você deve fazer a si mesmo são:

Eu quero me evidenciar como um expert da área?

É provável que a melhor escolha seja o White Paper.

Eu quero me evidenciar como um fomentador de conversas e engajamento?

É provável que a melhor escolha seja o Ebook.

Pense bem nesses fatores antes de optar por um ou outro.

  • PiresPortugal

    Ebook tem a vantagem de ser mais popular, mais conhecido da maioria. White Paper é mais para elites de especialistas e profissionais.
    Iniciei um projecto para a evolução dos ebooks com a criatividade e inteligência colectiva a seleccionar o melhor para “PeBooks”, (personalizados eBooks) e “CeBooks”, (colectivos eBooks). Alguém quer colaborar?
    A criatividade e inteligência colectiva dos melhores autores contribuirá para a evolução da ética e utilidade social de Internet e novas tecnologias na proporção em que for mais estimulada.

  • Paulo

    Parabéns pelo conteúdo. Muito bem explicado… Valeu!

  • Alessandra Carvalho

    Sempre tive essa dúvida. Obrigada pelo conteúdo!

  • http://www.claudineifelipe.com.br Claudinei Felipe

    Já li muito White Paper e no Google Translator, bons tempos!