Ter um blog é realmente importante para a sua loja virtual?

Para todo empreendedor, dois fatores são muito importantes a fim de garantir vida longa a seus negócios: clientes que compram (e indicam a empresa) e o bom relacionamento entre a empresa e esses clientes.

Quando falamos do mercado tradicional de varejo (ou seja, das lojas físicas que vendem produtos variados), fica fácil entender que, se não há um bom relacionamento com o cliente, ele provavelmente não se sentirá atendido em suas expectativas e possivelmente não voltará à loja.

Mas parece que, mesmo sendo um conceito bastante simples de se visualizar, quando essa mesma situação é levada para o ambiente on-line o cenário muda bastante — pelo menos na cabeça do empreendedor.

Apesar do avanço da Internet e do alcance que uma loja virtual pode conquistar, muitas vezes o empresário não dá a devida atenção ao quesito relacionamento com o cliente, como o faria na loja física.

Pois saiba que esse é um erro primário para qualquer varejista que pretenda conquistar e fidelizar novos compradores (e potenciais divulgadores) a cada dia. Então, como fazer isso? Como travar esse relacionamento em uma rede onde tudo é virtual?

Leia nosso artigo e descubra que, com um blog, você pode ter uma ferramenta altamente funcional para seu e-commerce!

Começando com um blog

A resposta para as duas perguntas da introdução é uma só: para construir um bom relacionamento on-line com seus clientes, você vai precisar de um blog.

Em princípio, a notícia pode assustar um pouco — sobretudo aqueles empreendedores que estejam pouco familiarizados com o mundo da web, e que vêm do mercado tradicional “cara a cara”. Mas tal ideia pode também alarmar aqueles mais entendidos do assunto e que sabem que ter um blog significa trabalho extra, o qual exigirá um esforço cuidadoso para a construção de conteúdos relevantes.

Só que nada disso será um bicho de sete cabeças. Alimentar um blog é muito possível, para qualquer que seja o patamar da sua empresa: desde aqueles negócios digitais que estão começando no mercado, que contam com pouquíssima mão de obra, mas muito empenho do dono, até as empresas de médio e grande porte.

Diferenciando o blog para a loja virtual

Vale apontar que alguns empreendedores ficam na dúvida sobre a efetiva importância de ter um blog para seu negócio digital. Isso acontece porque é preciso ter muito clara a diferença primordial entre um canal e outro — ou seja, entre o que é um blog e o que é uma loja virtual.

Um e-commerce, ou loja virtual, é um canal exclusivo de vendas da empresa. É um site ou portal onde são comercializados os produtos ou serviços. Em uma loja virtual não há (ou há pouca) interação e comunicação entre cliente e empresa.

Ele serve para ser uma vitrine do que está à venda e direcionar a clientela para o “caixa” (o carrinho virtual ou área afim), de modo que as compras sejam finalizadas. O objetivo final de uma loja virtual é gerar uma transação de venda.

loja virtual

thanxmedia.com

Dito isso, fica fácil entender que, para que alguém acesse sua loja virtual, o visitante precisa estar interessado em algo que você venda.

Nesse ínterim, o blog é um veículo importantíssimo para que a empresa possa estreitar o relacionamento com seus clientes. Por meio do blog é possível oferecer variados tipos de conteúdos de valor (artigos ou e-books, por exemplo).

Dessa forma, a empresa pode não apenas comunicar seus valores e ideias, como também pode educar seu público-alvo, transmitindo conhecimento. Ademais, nos espaços do blog torna-se possível que os leitores se expressem por meio de comentários — o que pode construir um feedback bastante positivo ao empreendedor, gerando autoridade para você e prova social de que seus produtos são bons.

Podemos entender que um dos maiores objetivos de ter um blog para loja virtual é justamente alimentar sua audiência com vários conteúdos ricos e relevantes, suscitando empatia e reforçando a marca.

Ter um blog é realmente importante para sua loja virtual?

Sim, esta é uma ferramenta altamente funcional. Não há dúvidas que um blog pode ser muito importante para seu e-commerce!

Se os conceitos abordados até aqui ficaram claros, é fácil perceber que o blog se ocupará da nutrição de relacionamentos com uma audiência ampla, o que inclui: clientes (aqueles que já conhecem a loja), não clientes (os curiosos, que estão travando primeiro contato com a marca) e possíveis clientes (os curiosos que estão começando a se interessar pelo o que sua empresa vende).

É esse poder de “abraçar” que torna o blog tão irresistível e fundamental.

Dito isso, vale ressaltar que mesmo com essas características não é muito produtivo ter um blog que não possua uma estratégia bem traçada e que seja capaz de levar para a sua loja virtual quem está realmente interessado (ou aberto à ideia) para consumir.

Afinal, se estamos considerando a importância de manter um blog específico para a sua loja virtual, é preciso entender como isso pode funcionar na prática.

Técnicas fundamentais para tornar seu blog um ótimo aliado da sua loja virtual

Para fazer do blog um aliado poderoso do seu e-commerce, aumentando seu poder real de faturamento, vai ser preciso usar algumas técnicas fundamentais. As principais são as estratégias bem pensadas de SEO e de Inbound Marketing. Veja a seguir uma breve explicação sobre o significado de cada uma delas:

SEO:

Search Engine Optimization trata-se de um conjunto de técnicas ou métodos que se propõem a melhorar o posicionamento de suas páginas nos sites de busca, como o Google e o Yahoo!, por exemplo, fazendo com que se posicionem ou estejam entre os primeiros resultados que aparecem na tela de quem está buscando por determinadas palavras-chave.

Uma forma bastante comum de otimizar seu blog é inserir os termos ou palavras-chave (ou melhor, expressões que estejam relacionadas ou representem seus produtos, por exemplo) nos textos publicados em seu blog.

Outra forma interessante é usar links para outros artigos do seu blog que complementem a informação que você está entregando, ou para produtos da sua loja virtual, e assim por diante. Além disso, é possível otimizar o título das páginas, do próprio blog, entre outros critérios positivos de otimização.

Inbound Marketing:

É a chave mestra para conseguir audiência qualificada. É também chamado de novo marketing, o que pode ser entendido como uma estratégia ampla que reúne variados métodos que podem ser usados (e combinados) na sua comunicação on-line para “ganhar” ou conquistar mais clientes, em vez de tentar arregimentá-los a partir de simples propaganda não direcionada.

O conjunto de ações escolhido pode conter e-mail marketing, links patrocinados, marketing de conteúdo e muito mais, de maneira a tornar-se uma forte estratégia aliada do relacionamento e das vendas.

Uma boa notícia é que o Inbound Marketing é mais barato que o marketing tradicional, podendo custar até 60% menos, além de trazer muito melhores resultados no mundo da Internet.

Com isso, é possível conhecer cada cliente de perto, ouvindo diretamente o que ele pensa e quais seriam os seus hábitos de consumo — além de, é claro, detectar os temas considerados mais interessantes para sua clientela.

relacionamento loja virtual

rjallaboutyou.ca

Dessa forma, quando o cliente chegar ao carrinho de compras em sua loja virtual, vai ser mais difícil que desista da aquisição ou abandone seu produto na cesta, sem fechar a compra, visto que estará mais convencido de que aquele produto é a melhor solução para seu problema ou busca pessoal.

Conceitos explicados, agora é o momento de você avaliar como prefere se posicionar on-line. Acredite: um blog pode reforçar seu alcance de mercado, fortalecer sua marca e gerar um relacionamento saudável (e altamente vantajoso) com seus clientes. E mais: pode ser um fator diferencial, que destaque o seu negócio de seus concorrentes.

Você precisa de mais informações sobre o assunto? Então, não deixe de escrever a sua dúvida nos comentários, teremos prazer em ajudá-lo a entender como tudo funciona!

 

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