É possível conjugar marketing de conteúdo no blog e e-mail marketing? Como fazer isso?

O Inbound Marketing vem sendo a estratégia cada vez mais usada no meio digital para trazer com eficiência seu público-alvo até seu negócio e nutrir os visitantes, de maneira a educá-los sobre um assunto e convertê-los em clientes.

E essa nova maneira de fazer marketing reúne um grande conjunto de técnicas, que podem ou não ser empregadas em conjunto, como uma força-tarefa bem pensada e esquematizada para fazer com que seus investimentos (de tempo e dinheiro) tenham um retorno mais rápido e ótimo, bem como sua campanha on-line seja bem sucedida, dentro do esperado.

Duas das táticas mais utilizadas no meio, e com ótimos resultados, são o marketing de conteúdo e o e-mail marketing.

Será que é possível usar os dois? É melhor usar um de cada vez? Como e quando vale a pena conjugar marketing de conteúdo e o disparo de e-mails para a sua audiência? Leia mais sobre o assunto neste artigo!

A ideia é produzir conteúdo relevante

Nos métodos de aproximação e nutrição on-line, é o material rico e relevante que trará o destaque para seu negócio, e que vai fazer com que muitos visitantes passem por sua página de blog ou site pessoal.

As pessoas podem chegar até você por inúmeros meios: de links patrocinados a indicações de parceiros de outros blogs, a partir de seus canais nas redes sociais a buscas comuns nos mecanismos de busca (Google, Yahoo!, Ask, e outros). Mas é o conteúdo interessante que vai segurar a audiência.

Conteúdo relevante para blog e email

pluga.co

Não bastará que o cliente em potencial (para seu negócio) chegue ao seu blog ou site no momento certo; deve-se produzir e oferecer algo que seu público vai apreciar, de forma a gerar mais e mais confiança, até que haja confiança e conforto suficiente para seguir adiante em um relacionamento e continuar ao longo do funil de vendas com você.

Com isso em mente, nada impede que você queira nutrir seus visitantes iniciais a partir de um só tipo de ferramenta, usando só o marketing de conteúdo ou uma campanha de e-mail marketing. Mas é possível usar, eventualmente ou de forma congregada, os dois instrumentos.

Por que usar o marketing de conteúdo em um blog

A publicação de conteúdo em um blog é provavelmente a melhor maneira de criar uma boa nutrição para quem está buscando algo na Internet, a partir de um primeiro instante em que se deparam com uma informação inicial que procuram.

O visitante chega ao seu canal on-line porque encontrou lá uma resposta ou solução para algo que buscava, mas pode descobrir um espaço em que poderá adquirir produtos ou serviços que realmente tragam algo relevante para sua vida, um bom negócio, algo que pode ser considerado uma mudança positiva em sua vida.

Tudo vai depender do conjunto de conteúdos que você publica em seu blog e de quão ricos são os seus materiais.

A informação pode ser passada aos visitantes em uma grande variedade de formatos: notícias e artigos publicados, infográficos, vídeos, e-books, manual de instruções, fotos, guia com perguntas e respostas, e por aí vai.

Torna-se considerável, por conseguinte, tal qual ocorre em qualquer trabalho de marketing, fazer uma pesquisa séria e conhecer mais a fundo o público que se deseja atingir, de maneira a identificar com mais retidão o tipo de formato e o canal que provavelmente irá funcionar melhor com tal audiência.

Por que usar o e-mail marketing

A relevância também é um fator-chave nas campanhas de e-mail marketing. Afinal, sua campanha será bem-sucedida na medida em que você permanecer relevante para as necessidades de seus contatos.

O “pulo do gato” para o disparo direcionado de e-mails, no entanto, é que você já sabe que aqueles contatos estão interessados no produto ou serviço que futuramente vai apresentar para eles.

Isso acontece porque uma campanha de e-mail marketing, diferente do SPAM, deve ser baseada obviamente em uma lista quente de contatos, ou seja, pessoas que de alguma forma preencheram um formulário e lhe deixaram os dados pessoais, a fim de receber mais informações sobre algo que fora divulgado em algum lugar — em sua rede social, em uma landing page, em seu blog.

Conjugando email marketing e blog

skilledup.com

Essa ferramenta permite que você entregue sua mensagem diretamente para clientes em potencial, criando conteúdos de apelo mais bem recortados e tornando-se capaz de segmentar mais o grupo de pessoas que está nutrindo.

A segmentação do seu público ganha mais precisão dentro do encadeamento do funil de vendas — a partir de suas ações, como a taxa de abertura de e-mails, e até de eventos mais óbvios, como a interação feita com algumas pessoas, que podem lhe escrever para perguntar coisas específicas ou dar feedback.

Quando usar uma ferramenta por vez e quando conjugar o blog e a campanha de e-mail marketing

Tanto o e-mail marketing quanto o marketing de conteúdo publicado no blog são ótimas ferramentas para gerar confiança e autoridade, quando os conteúdos oferecidos forem bem trabalhados.

Igualmente, a publicação de material rico no blog e a distribuição dos e-mails devem obedecer a certa periodicidade: nem tão espaçadas, para que a pessoa não se esqueça de você; nem tão próximas, a fim de não gerar aborrecimento e afastar seu contato por conta do excesso (sobretudo, no caso dos e-mails).

Normalmente, no blog podem-se publicar conteúdos maiores, com o objetivo de informar mais e educar os clientes. Quando falamos de e-mails, os conteúdos muito grandes são geralmente penosos de ler, o que pediria um conteúdo mais objetivo e reduzido.

A chave para produzir conteúdo efetivo no e-mail (e que até podem levar os clientes para o seu blog) é não bombardear ou sobrecarregar seus contatos com ofertas aleatórias que não se aplicariam a eles.

O blog, ao contrário, possibilitaria uma abrangência maior, com um ou outro material que ocasionalmente não seja do interesse de um cliente em específico, mas que não faz perder a pegada de relevância geral, visto que traria outras publicações que ajudam a nutrir o relacionamento com mais visitantes.

A estratégia de marketing digital que você deseja montar para sua empresa pode trazer várias técnicas, portanto, ou ser bastante focada em um método apenas de conquista e nutrição de sua audiência.

A decisão não depende somente dos recursos que você tem para investir e do tempo que disponibiliza para se dedicar a isso, mas também de como você acha que seu público vai receber melhor o conteúdo que pretende oferecer e de seus objetivos com a sequência do funil de vendas.

Enquanto que as publicações no blog ficam para sempre, os e-mails têm uma duração limitada. Nada impede que você reaproveite, entretanto, os textos que elaborou para a sua campanha de e-mail marketing, com pequenas alterações feitas, aqui e ali, a partir das experiências de campanhas já finalizadas.

Conteúdo para blog e email marketing

hiveage.com

Portanto, uma boa maneira de conjugar as duas ferramentas seria, por exemplo, usar o e-mail para enviar lembretes de eventos on-line (promoções, webnários e uma nova e importante publicação no blog), deixando os materiais mais longos e relevantes dentro de seu blog.

Esta, é claro, não é a única proposta de utilização conjugada para as duas ferramentas. O marketing on-line possibilita infinitas possibilidades de aproveitamento, tudo depende do que você quer vender, de suas habilidades de nutrição da audiência e do momento de aquecimento do mercado. Como você tem usado o marketing de conteúdo e o e-mail marketing em suas ações on-line?

 

Veja também:

Criação de uma campanha completa de e-mail marketing para a ANBIMA