Artigo para Blog: A Pós-produção (Parte III)

Depois de vermos como é a pré-produção e a produção de um artigo para blog, chegou a hora de nos debruçarmos sobre a pós-produção.

Resultados: é isso que buscamos em uma pós-produção de artigos para blog

Sim! Mesmo depois de publicado e compartilhado nas mídias sociais, nossos artigos ainda guardam certos aspectos que são importantes para melhorarmos cada vez mais e obtermos mais resultados positivos.

Para que você possa acompanhar de perto a evolução de seu trabalho, preparei uma lista de itens que são indicadores da receptividade dos artigos que produzimos. Vamos a ela:

+ Tráfego para seu blog/website

Muitos redatores escrevem artigos para blog baseados em uma estratégia de marketing de conteúdo. Na Aotopo, utilizamos o conceito do inbound marketing, que visa atrair clientes/leitores para o site ou blog, e lá aumentar as chances de fechar um negócio, de obter um cadastro, ou alguma outra forma de relacionamento.

E atraímos essas pessoas através de um conteúdo útil e de qualidade em nossos artigos. Saiba como foi o tráfego para o blog/website a partir de seu artigo!

+ E-mail para sua base

Segundo algumas pesquisas, as chances de fechar um negócio via e-mail são maiores que as outras abordagens do marketing digital.

Então, fica fácil imaginar o caminho que queremos que nossos leitores/clientes façam:

  1. Clicam no link do artigo compartilhado nas mídias sociais porque julgam algo útil;
  2. Leem o artigo em nosso blog/site;
  3. Tendo convicção que nós levamos informações de qualidade e útei a eles, decidem por assinar nossas postagens;
  4. Pronto! Agora é só saber usar esse canal (e-mail) para conseguir bons resultados para seus serviços/produtos;

Saiba quantos e-mails foram cadastrados na base!

+ Presença na web

Quando seu site ou blog está otimizado para mecanismos de pesquisa (SEO), suas chances de se tornar referência sobre um determinado assunto aumentam. Sites de busca como o Google, por exemplo, utilizam uma série de critérios para ranquear uma página.

Se o seu artigo contém informações relevantes, tem um título otimizado que vende o conteúdo do artigo sem sensacionalismo, possui descrição precisa, certo tamanho e uma sábia utilização de palavras-chave, pode ter certeza que você está no caminho certo!

É preciso ser lido, mas para ser lido é preciso aparecer. Lembre-se que a cada dia, mais pessoas se tornam concorrentes de suas expressões-chave de negócios. Faça uma análise periódica sobre sua posição em sites de busca!

+ Presença nas mídias sociais

É preciso estar onde tidos estão. Na atualidade, quase todos estão presentes nas mídias sociais. Então é lá onde você deve estar. Cada tipo de mídia social utiliza um critério específico para calcular a interação das pessoas com os conteúdos postados.

É imprescindível conhecer e estudar esses critérios para que se possa medir a evolução de um tema ou de involução de outro. Onde investir e onde desistir? Seja certeiro com seu público, dando a ele o que deseja, afinal, escrevemos para eles e dependemos de sua aceitação e interação.

Saiba como foram seus resultados de acordo com as métricas estabelecidas!

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