12 dicas para escrever um conteúdo de sucesso – Infográfico

No artigo sobre redação online: “A Redação Online: como é e para que serve?“, falei sobre as características de um texto para internet.

Agora, neste infográfico, cito 12 dicas para se produzir um conteúdo de qualidade.

São sugestões para você aplicar no seu texto, quando estiver produzindo conteúdo para ambientes digitais.

As dicas podem ser usadas em conjunto ou individualmente, dependendo de sua demanda de trabalho. Sinta-se livre para Tweetar, compartilhar e comentar.

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Infográfico: 12 dicas para um conteúdo de sucesso

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1. (Tweetar) Conheça seu público! É preciso saber para quem se escreve. Para que o texto atinja nosso objetivo, precisamos conhecer seus gostos e desejos, o que eles conversam, com o que se preocupam. É necessário se colocar no lugar do público para conhecê-lo melhor e saber o que ele sente.

2. (Tweetar) Obedeça sua linha editorial! Quando for escrever, tenha sempre em mente a linha editorial do veículo. Essa linha editorial se trata de orientações sobre a produção do conteúdo. Geralmente, cada texto que escrevemos terá uma ou mais palavras-chave. Elas são as norteadoras do trabalho.

3. (Tweetar) Escreva para uma pessoa! Imagine que o seu texto será lido por apenas uma pessoa. Como ele seria? Quando as pessoas encontram textos na web, elas claramente distinguem aqueles que são genéricos demais, e aqueles que parecem ter sido personalizados.

4. (Tweetar) Ofereça benefícios! Textos demasiadamente comerciais se tornam entediantes. As pessoas querem imediatamente saber o que elas ganharão ao lerem seu texto e/ou ao comprarem seu produto ou serviço.

5. (Tweetar) Uma ideia por parágrafo! Poucas pessoas conseguem ler sem dificuldade, parágrafos que extrapolem cinco linhas. Então mantenha os parágrafos curtos, evitando ultrapassar três linhas. Se precisar, utilize listas, diversos cabeçalhos, efeitos no texto (negrito, itálico e sublinhado, cor), links, imagens e vídeos.

6. (Tweetar) Utilize linguagem simples! Não utilize termos de difícil compreensão. Prefira sempre o vocabulário mais comum: aquele que está “na boca do povo”. Você está escrevendo uma página para a web, e não uma obra literária.

7. (Tweetar) Seja positivo! As palavras negativas tendem a ser mais fortes e permanecer mais tempo na mente das pessoas que as positivas. Porém, de maneira igualmente negativa. As pessoas querem ler coisas que lhes faça sentir bem. Não algo que lhes causará úlceras e cóleras.

8. (Tweetar) Textos curtos! Coloque o mais importante no começo (pirâmide invertida). Na web, as pessoas leem 25% mais devagar que nos impressos. Por isso, o conteúdo digital deve ser 50% menor que o impresso1. De acordo com o estudo de Usabilidade de Jacob Nielsen, 79% das pessoas escaneam o texto um busca de palavras-chave ao invés de lê-lo integralmente2. Os leitores da web são impacientes. Seu conteúdo deve ‘pescar’ a atenção do seu leitor em dez segundos3. E você tem até 55 segundos para explicar seu produto/serviço.

9. (Tweetar) Transpareça credibilidade! Na web, temos a facilidade de buscar quase toda e qualquer tipo de informação. Dessa forma, temos de redobrar a atenção sobre o que publicamos. É preciso checar as fontes oficiais e apurar sempre. Se possível, ofereça links com as referências.

10. (Tweetar) Escreva conteúdo único! Um dos maiores erros que podemos cometer é copiar textos de material impresso ou de outras fontes digitais. No primeiro caso, o erro se dá por conta de ignorarmos que o ambiente digital tem suas peculiaridades e se difere do ambiente impresso. No segundo, duplicar conteúdo é visto com maus olhos pelo Google, que pode prejudicar o ranqueamento da pagina.

11. (Tweetar) Use vídeos e imagens para expandir o texto! Como a web dá suporte às mídias de vídeo e imagem, utilize-as. Mas seja criterioso em relação à sua escolha. Prefira imagens e vídeos que complementem alguma informação, ou que tragam outro benefício, como ilustrar uma determinada situação.

12. (Tweetar) Gramática e ortografia. Uma página com erros de português de gramática ou ortografia fará com que sua credibilidade seja abalada. Não confie apenas nos corretores automáticos dos editores de texto. Ao escrever um texto, revise-o até três vezes antes de publicá-lo.

REFERÊNCIAS:

1: http://www.nngroup.com/articles/be-succinct-writing-for-the-web/

2: http://www.nngroup.com/articles/how-users-read-on-the-web/

3: http://www.nngroup.com/articles/how-long-do-users-stay-on-web-pages/

  • https://www.erickjones.com.br Erick Jones

    Very good article!