Faça E-mail Marketing, não faça SPAM

Como o E-mail Marketing pode ser utilizado em uma estratégia de Inbound Marketing?

Um dos pilares do Inbound Marketing, o E-mail Marketing é uma ferramenta que pode trazer muitos benefícios para quem a utiliza de maneira correta.

Esta ferramenta pode ser considerada como outbound e inbound ao mesmo tempo, dependendo da forma como é aplicada e seus objetivos.

O que é E-mail Marketing e como é utilizado no Inbound?

Muitas pessoas já sabem o que significa SPAM, e quase todas já receberam essas mensagens em suas caixas de e-mail, mas vale sempre lembrar. A origem da expressão SPAM é de difícil precisão. A história passa até pelo grupo de humor inglês Monty Python!!!

Entretanto, vamos nos ater a uma específica, que está bem relacionada ao assunto que estamos tratando: Sending and Posting Advertisement in Mass (traduzindo para o português, Enviando e Postando Propaganda em Massa).

E NÃO! Definitivamente não queremos isso!

O objetivo do E-mail Marketing é a retenção, a ferramenta deve iniciar uma conversa e construir relacionamento de clientes com a marca através de ações e engajamento.

Quando é Inbound, é utilizado para atrair leads altamente qualificados, de maneira orgânica. E quando é utilizado para alcançar prospects específicos, pode ser considerado Outbound.

Como o e-mail é considerado o elemento básico de comunicação de qualquer empresa, geralmente é lá onde se fecha um negócio, e não nas redes sociais, por exemplo. Então, é sempre importante frisar as principais vantagens da utilização desta ferramenta:

  • Despertar o interesse sobre algum assunto/marca/produto/serviço
  • Aceitação e abertura por parte do público
  • Possibilidade de segmentação
  • Agilidade
  • Mensurabilidade
  • Interatividade
  • Altas taxas de resposta
  • Custo reduzido em relação ao benefício

Além de todos os aspectos técnicos que envolvem o conhecimento de programação e linguagens, é necessário que a estratégia escolhida e adotada, esteja em consonância com as práticas de Inbound Marketing, e isso parte desde a arte até a mensagem utilizada na peça.

Devemos estar sempre atentos para que nossas mensagens não tenham um caráter muito comercial e apelativo. Devemos estar sempre atentos para distribuir conteúdo útil e de qualidade para nossas bases. Devemos sempre estar atentos para iniciar uma conversa franca e aberta com os destinatários de nossos e-mails.

Ações para se lembrar sempre em uma campanha de Inbound E-mail Marketing:

  • Tenha uma estratégia bem definida, com objetivos principais e secundários, além de frequência de envio.
  • Utilize plataformas de envio de e-mail com credibilidade
  • O HTML deve estar em perfeito equilíbrio em relação ao texto, imagens e códigos
  • Em quaisquer campanhas que realizar, sempre deixar disponível a opção OPT-OUT
  • Higienize periodicamente sua lista, deixando-a cada vez mais orgânica
  • No campo “Assunto” além de evitar alguns termos que poderão identificar seus e-mails como SPAM, esteja certo que a mensagem é clara e direta, e se possível, já deixe evidenciado algum benefício para quem abri-lo

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